Agro
Atualizado em 19/12/2025 às 19:19
Delegados da região vão representar a Fetag na 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural
Encontro estadual reuniu representantes de 19 territórios e escolheu 44 delegados para a Conferência Nacional, prevista para março de 2026
No dia 17 de dezembro, foi realizada, na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Porto Alegre, a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Rio Grande do Sul. O evento marcou um importante momento de construção coletiva, reunindo representantes de diferentes regiões do Estado.
Durante a conferência, foram aprovadas e unificadas as propostas debatidas nas conferências territoriais realizadas nos 19 territórios, entre os meses de agosto e novembro, em todo o Rio Grande do Sul. As contribuições servirão de base para o posicionamento do Estado na etapa nacional.
Das 455 propostas aprovadas nas conferências territoriais, 100 foram sistematizadas e, entre elas, 30 foram priorizadas, seis por eixo temático, para encaminhamento à etapa nacional, reforçando o protagonismo do Rio Grande do Sul nas políticas de desenvolvimento rural sustentável.
O encontro também culminou na escolha de 44 delegados e 21 suplentes, que irão representar o Rio Grande do Sul enquanto federação e demais segmentos da sociedade civil na Conferência Nacional.
Pela representação da Fetag-RS e suas regionais, foram definidos como delegados a assessora Ivete Rodrigues dos Santos, da regional Médio Alto Uruguai, e o jovem Lucas Carpes, da regional de Três Passos.
A delegação gaúcha terá como principal missão defender a agricultura e a pecuária familiar em âmbito nacional, fortalecendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário.
A etapa nacional da conferência está prevista para a última semana de março de 2026, em Brasília.