Menu

21°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Derrubadas vai ofertar tratamentos de acupuntura

    Agendamentos serão feitos após indicação médica

    A administração municipal de Derrubadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde,  anunciou nesta semana a inclusão do tratamento de acupuntura no rol de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), representando um avanço importante para a saúde local.

    O município aderiu ao programa do governo federal que incentiva a implementação da Práticas Integrativas e Complementares no SUS, destinando recursos para a execução de práticas inovadoras na Atenção Básica. Esta adesão possibilita  a oferta de serviços como o tratamento de acupuntura.

    O médico Alex Fumagalli, especialista em acupuntura e responsável pela implementação do tratamento no posto de saúde de Derrubadas, e destaca que a inclusão da acupuntura no SUS terá impactos positivos na saúde pública. "A terapia pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com condições crônicas, muitas vezes reduzindo a necessidade de medicamentos ou intervenções invasivas", disse.

    O Secretário de Saúde do Município, Cristiano Carvalho, esclarece que o acesso à acupuntura pelo SUS ocorrerá mediante indicação médica. Após avaliação e identificação da necessidade de cada paciente, o tratamento será agendado conforme um cronograma previamente estabelecido pela equipe de saúde.

    A acupuntura

    A acupuntura, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma prática terapêutica eficaz, envolve a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para regular funções orgânicas, proporcionando diversos benefícios. Entre as condições tratáveis estão dor facial, dor de cabeça, dores articulares, controle do estresse e ansiedade, conforme a Medicina Tradicional Chinesa.

    Para assegurar a eficácia e a segurança do tratamento, a acupuntura será realizada exclusivamente por médicos especialistas com título concedido pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, reconhecido pela Associação Médica Brasileira. Esta abordagem respeita os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

     

    *Com informações Ascom/Derrubadas

     

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Domingão Alegria com Douglas Biguelini 07:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Sem Fronteiras

    Nelson Buzatto

    08:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Fogo de Chão

    Idélcio Covatti

    08:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Domingão Alegria

    Douglas Biguelini

    07:00 - 12:00