Menu

11°

Palmitinho - RS
22° max
11° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
22° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Dia D para combate às hepatites virais acontece dia 29 de julho em FW

    Ação tem foco na identificação das hepatites B e C, que nem sempre apresentam sintomas

    Postos de saúde de Frederico Westphalen irão realizar o dia D de combate às hepatites virais. A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, será no dia 29 de julho, e conta com a realização de testes rápidos na população para identificação das hepatites B e C, que são as formas da doença consideradas silenciosas e perigosas, pois nem sempre apresentam sintomas.

    A testagem será gratuita e realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h30 às 10h30, e das 13h às 16h. Para fazer o teste, basta ir até um dos postos de saúde e apresentar o cartão do SUS.

    Além do Dia D, é possível realizar a testagem para as hepatites B e C a qualquer momento nos postos de saúde de Frederico Westphalen. As UBSs também disponibilizam testes rápidos e gratuitos para HIV e sífilis.

    Julho amarelo: mês de conscientização sobre as hepatites virais

     

    A campanha “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

    Conforme o Ministério da Saúde, as infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico.

    O avanço da infecção compromete seriamente o fígado, podendo causar fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada a do HIV e tuberculose.

    *Com informações Ascom FW e Ministério da Saúde

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00