Menu

12°

Palmitinho - RS
16° max
11° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
16° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Doenças respiratórias graves: entenda o estado de emergência no RS por hospitalizações de crianças

    Crianças são um público altamente suscetível a doenças respiratórias

    Em decorrência do grande aumento de hospitalizações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) o Estado do Rio Grande do Sul declarou emergência em Saúde Pública. O decreto foi estabelecido diante de dados epidemiológicos que demonstraram um aumento considerável de hospitalizações e atendimentos de alta complexidade ao público infantil.

    A coordenadora do curso de Enfermagem da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Caroline Ottobelli Getelina, explica que as crianças são um público altamente suscetível a doenças respiratórias, principalmente no período do inverno gaúcho, que costuma ser mais rigoroso e, neste ano, com maior predominância de dias chuvosos e úmidos. “É importante frisar que as SRAG desencadearam a internação de 642 crianças de até 11 anos em Unidades de Terapia Intensivas só neste ano no RS. A síndrome é potencialmente perigosa para as crianças, e quanto mais jovens, maiores são os riscos de complicações, principalmente quando elas, seus grupos familiares, ou seus grupos de convívio não estão vacinados. Por isso, a vacinação da população é fundamental”, orienta a docente.

    A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou algumas medidas que podem auxiliar na prevenção das doenças respiratórias em crianças, como a vacinação em dia da população em geral, não apenas das crianças. A lavagem constante das mãos e o uso do álcool em gel também são importantes, bem como manter os ambientes coletivos arejados, e o uso de máscara para quem estiver apresentando sintomas gripais.

    *Com informações Ascom URI

    None
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00