Geral
Publicado em 08/08/2025 às 16:20
DP de Planalto indicia mãe por tentativa de homicídio qualificado contra o próprio filho
Mulher arremessou o filho de aproximadamente um ano em um açude no município, no sábado (2).
A Delegacia de Polícia (DP) de Planalto concluiu, nesta quinta-feira (7) a investigação sobre o caso da mãe que arremessou o próprio filho em um açude. O caso aconteceu no sábado (2), nas proximidades da divisa entre a área urbana do município e o início da área da Reserva Indígena Pinhalzinho.
O delegado responsável pelo caso, Ercílio Raulileu Carletti, remeteu o inquérito para o Ministério Público (MP) e indiciou a mãe por tentativa de homicídio qualificado, com os agravantes de ter sido praticado por motivo fútil, meio cruel, e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. As penas para o crime podem chegar a 20 anos de prisão.
Saiba mais: Mãe é presa após arremessar o filho de um ano em açude, em Planalto
Diversas pessoas ligadas à mãe foram ouvidas durante o inquérito. Dentre elas o pai da criança, tias e testemunhas do crime. Carletti concluiu que a mãe, que é indígena, é a única responsável pelo ato. Ela está presa preventivamente e não falou à polícia as razões pelas quais arremessou o bebê no açude.
Ainda de acordo com o delegado, a criança está bem. Ela ficará sob os cuidados de outros familiares, a critério do Conselho Tutelar. Agora, o MP tem cinco dias para avaliar o inquérito e decidir se denuncia a mãe pelos crimes ao Poder Judiciário.
O fato ocorreu na tarde de sábado (2) e foi informado à Brigada Militar, que prendeu a mulher de 27 anos em flagrante. Um morador presenciou o ato e conseguiu resgatar a criança, que foi encaminhada para atendimento médico e precisou ser internada, mas está em segurança.