Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Enfrentamento à estiagem: Secretaria de Agricultura realiza escavação de microaçudes do Programa Avançar

    As inscrições para o programa foram realizadas no início de 2022 no escritório municipal da Emater

    A Administração Municipal de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria de Agricultura, está realizando a escavação dos doze microaçudes contemplados através do programa “Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural”, do Eixo Estratégico Irriga + RS. Buscando minimizar os efeitos da falta de água em períodos de estiagem nas propriedades rurais, o aporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul foi destinado especialmente aos municípios que decretaram situação de emergência em virtude da estiagem na safra 2021/2022. Segundo o secretário da Agricultura, Gildo Bussatto, dez dos doze microaçudes já estão prontos e a finalização da escavação deve acontecer durante o mês de abril.

    As inscrições para o programa foram realizadas no início de 2022 no escritório municipal da Emater, onde as propriedades inscritas foram visitadas pela Secretaria de Agricultura e técnicos da Emater. Os doze beneficiados para o programa foram escolhidos após apreciação do Conselho Agropecuário Municipal. Já no início de 2023, o município foi autorizado a contratar a empresa responsável pela escavação.

    Segundo Bussatto, “programas que ajudam o agricultor a armazenar água para períodos de escassez são extremamente importantes no município, uma vez que a região tem sofrido constantemente com períodos de seca, acarretando na falta de água em muitas comunidades e propriedades do interior”.

    A Administração tem intensificado ações para minimizar os efeitos da falta de água nas propriedades através da perfuração de poços artesianos comunitários, abertura e limpeza de bebedouros e pequenos açudes e transporte de água com caminhões pipa. Além disso, o município também aprovou a Lei Municipal nº 5.079/2023, que dispõe de incentivo para a construção de cisternas.

    *Com informações da Prefeitura de FW

    None
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00