Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Estado aprova simulações em jogo teste no Beira-Rio

    Se dentro de campo, no jogo entre Internacional e Atlético Paranaense, o Comitê Organizador Local (COL) e Fifa testaram as operações para a Copa do Mundo, do Beira-Rio para fora, o Governo do Estado também fez experiências que serão replicadas durante o Mundial 2014.

    Na partida que resultou na vitória do clube gaúcho por 2x1 e contou com público de 33 mil pessoas, equipamentos e servidores da segurança pública simularam procedimentos planejados para os dias de jogos na Capital Gaúcha. O Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado acompanhou ainda o trabalho dos voluntários, a organização da imprensa, procedimentos de limpeza, operação das catracas, serviços médicos, tecnologia e competições.

    “Testamos serviços importantes. O Governo do Estado participou de todas as etapas e estamos agora analisando os desafios a serem superados”, explicou o coordenador do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado (CGCopa), Mauricio Santos.

    Na área de segurança pública, foram mobilizados 555 servidores para treinar escolta de delegações, serviço de inteligência, comunicação com segurança privada (stewards), Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e operacionalização de equipamentos adquiridos para Copa, como Plataforma de Observação Elevada (POE), Centro de Comando Móvel e delegacia móvel da Polícia Civil.

    “Foi mais um exercício de integração das instituições da segurança pública, de forma mais intensa. Estamos praticando todos os limites e nos preparando para as situações mais adversas, para que tenhamos uma Copa segura”, ressaltou o secretário de segurança pública, Airton Michels.

    Entre os órgãos integrantes da operação estavam Brigada Militar, Policia Civil, Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), Ministério de Defesa, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

    “Hoje celebramos o sucesso da operação, graças à parceria dos entes envolvidos. A partir daqui, vamos realizar os ajustes necessários”, ponderou o secretário-adjunto da Secopa da Prefeitura de Porto Alegre, José Mocelin.

    A atuação conjunta dos Executivos estadual e municipal foi destacada pelo CEO do COL, Ricardo Trade. “Se não tivéssemos esta integração a operação não seria o sucesso que foi”, avaliou.

    Trade também elogiou o Beira-Rio. “É um estádio com iluminação de primeiro mundo. O gramado é um dos melhores que observamos”, completou.

    Para o COL, o destaque do teste foram as operações relacionadas à imprensa, como a implantação da zona mista (um corredor na saída do vestiário, onde jornalistas podem entrevistas jogadores e comissão técnica), a organização dentro de campo, e a segurança.

    Cerca de 400 stewards atuaram na segurança do estádio, inclusive no acesso quando dentro de campo – uma inovação nos jogos realizados no RS.

    Na área médica foi testado, de forma parcial, o atendimento padrão da Fifa para a Copa, com a utilização de quatro ambulâncias, equipes médicas de campo e uma ambulância central. A operação médica contou com a participação de uma equipe da SAMU de prontidão no estádio e da atuação da Força Estadual de Segurança, que vai atuar na Copa do Mundo, pela primeira vez de forma plena.

    “Tenho certeza que a poopulação contribuirá para que tenhamos, nos cinco jogos da Copa, a hospitalidade que é conhecida do povo gaúcho”, projetou o presidente do Sport Club Internacional, Giovani Luigi.

    O dirigente destacou a colaboração de todos os agentes envolvidos na preparação da Copa nos últimos meses, como o Governo do Estado. “Temos um contato diário permanente, tivemos muitas etapas cumpridas e não chegaríamos neste momento de hoje senão tivéssemos todos juntos nesta construção”, enfatizou.

    O secretário estadual de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, e o secretário extraordinário de Segurança Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Passos, também acompanharam a partida.

    Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Danilva Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Informativo da Prefeitura de Palmitinho

    .

    13:15 - 13:45

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Danilva Oliveira

    13:00 - 15:00