Menu

11°

Palmitinho - RS
24° max
10° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
24° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • “Este curso é fruto de uma sementinha da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”

    Curso de Formação em Educação Especial, aberto na segunda-feira, 20, surgiu a partir de necessidades apontadas em evento da Câmara de Vereadores de FW

    Com a presença de autoridades e centenas de profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, foi realizada na segunda-feira, 20 de março, no Ginásio do CIEP, junto à Unidade da Uergs de FW, a abertura oficial do Curso de Formação em Educação Especial. O ato solene contou com a participação do presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva; o vice-prefeito, João Vendruscolo; a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Aita; a coordenadora do Curso de Formação em Educação Especial e professora da Uergs, Claudia Wesendonck; o diretor regional da Uergs, Samba Sané; o diretor do IFFar-FW, Bruno Boniatti; a diretora da Apae e integrante do TEAcolhe, Jussania Basso Bordin e a chefe da Divisão de Gestão Pedagógica da 20ªCRE, Ana Paula Duso.

    Totalmente gratuito e EAD, o curso de formação é voltado a profissionais da rede municipal, sendo ofertado a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Instituto Federal Farroupilha (IFFar-FW) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). No total, são cerca de 400 inscritos que receberão 160 horas de formação. Dentre os temas estão o autismo, aquisição de linguagem dos alunos surdos, educação especial e educação inclusiva: histórico e legislações, deficiência intelectual, educar com o outro x educar para o outro, dificuldades de aprendizagem e tecnologias assistivas.

    Curso surge a partir da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

    De acordo com Claudia, o Curso de Formação em Educação Especial surgiu a partir das reuniões da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que foi realizada em agosto de 2022, na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. A Semana Municipal foi uma iniciativa do Poder Legislativo, que contou com a parceria de várias entidades e instituições do município. “Foi um momento onde os profissionais de outras instituições e universidades tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências. A partir disso, a Smec coletou mais informações junto aos professores e uma das principais demandas foi esse curso de formação em educação especial, inclusiva no ambiente escolar”, comentou a coordenadora do curso.

    Propositor do projeto que criou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, o presidente da Câmara comentou que o evento foi um sucesso devido a contribuição de várias pessoas. “O objetivo era plantar uma sementinha e hoje estamos neste momento, com esse ginásio cheio, com vários professores que participaram da nossa programação no ano passado. Então, creio que esse é mais um passo para quebrarmos algumas barreiras e, acima de tudo, olharmos para nossas crianças, pois esse é o nosso objetivo aqui. O Curso de Formação em Educação Especial é fruto de uma sementinha da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”, destacou Pazuch.

    *Com informações da Ascom Câmara de Vereadores

    *

    None
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00