Menu

29°

Palmitinho - RS
36° max
21° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
36° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Expofred: Salão do Turismo valoriza as potencialidades da região

    Espaço foi desenvolvido em parceria entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o Sebrae-RS, com atuação conjunta das prefeituras e da Comissão Central da feira

    Uma das grandes inovações da Expofred 2022 é o Salão do Turismo, uma realização da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e do Sebrae-RS, com apoio de 20 prefeituras da região. O espaço, localizado na entrada principal do parque de exposições, é interativo e amplo, contando também com degustações gastronômicas. O objetivo é apresentar as oportunidades e atrativos dos municípios da região para quem visita a feira.

    Além disso, estão sendo proporcionadas experiências sensoriais para despertar o interesse dos visitantes em conhecer os atrativos regionais, como a lama medicinal de Vicente Dutra, a água mineral de Iraí, entre outros. Ainda, para demonstrar o potencial e os projetos dos municípios, foi lançado um encarte especial do turismo regional, mostrando as belezas, a cultura e a diversidade desses municípios.

    Durante a programação no Salão do Turismo, também acontecem apresentações artísticas, culturais e musicais. Ainda, está sendo realizado o Big Trail – evento organizado para que motociclistas possam conhecer os principais pontos turísticos da Rota Águas e Pedras, além de atrações culturais destinadas a esse público.

    O diretor executivo da Cooperativa, Márcio Girardi, explica como surgiu a ideia do Salão do Turismo. “A iniciativa começou em 2021, quando dentro do Programa Aceleração Regional, lançado pela Cooperativa no fim de 2019, foi concebido este projeto estratégico, o Turismo Regional, uma parceria com o Sebrae-RS, com o apoio da Unisinos. Para dar o embasamento necessário, foi realizado amplo diagnóstico em 20 municípios no Norte do Estado gaúcho, na região Rota Águas e Pedras. Fizeram parte deste levantamento os 18 municípios que integram a Sicredi Alto Uruguai no Rio Grande do Sul e dois que fazem parte da Sicredi Região da Produção, Rio dos Índios e Nonoai”, justifica Girardi.

    Com a evolução desta iniciativa, foi idealizado o Salão do Turismo, em parceria também com a Comissão Organizadora da Expofred. “Neste espaço, estamos mostrando os principais atrativos turísticos, a cultura, a econômica, a geografia, entre outros atrativos, através de painéis, cada uma destacando dois desses municípios, o que oportuniza ao visitante conhecer estas potencialidades”, relata o diretor.

    Próximos passos 

    Outra etapa do projeto envolve planos de ação nos municípios, para que cada um possa potencializar o que tem a oferecer referente a este setor.

    Girardi assegura que através do diagnóstico, foi comprovado que o turismo é uma indústria que só tende a crescer na região, pois gera muitas oportunidades. “Este setor é um negócio, pois fomenta uma grande rede, incluindo postos de combustíveis, hotéis, restaurantes, enfim, todas as estruturas que acolhem os visitantes. Isso tem potencial e é um instrumento de alavancar o desenvolvimento regional. É isso que queremos e é nisso que apostamos”, finaliza o diretor.

    *Com informações Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

    Daniela Vargas - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Dionatan Menezes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Dionatan Menezes

    10:00 - 12:00