Menu

20°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Famurs vai debater medidas de enfrentamento da estiagem

    O 1º Fórum Estiagem em Foco será em 10 e 11 de maio

    O auditório da Famurs vai receber na próxima semana os secretários municipais de agricultura do RS para o 1º Fórum Estiagem em Foco, promovido em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O evento acontece na quarta-feira, 10 de maio, e na quinta-feira, 11 de maio, dentro da programação do 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS. Na pauta, as medidas permanentes de enfrentamento aos eventos climáticos extremos, principalmente a estiagem, na agropecuária gaúcha.

    A 30ª edição do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS também vai discutir as políticas públicas e recursos para o setor, formas de minimizar os impactos da seca no Estado, manejo e conservação do solo, reservação de água, políticas de fomento ao pequeno produtor, entre outros temas.

    Entre as autoridades confirmadas estão: o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, que vai falar sobre o Avançar Agro; a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que apresentará aspectos legais e técnicos sobre reservação de água; o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, que vai trazer as políticas estaduais de fomento ao pequeno produtor. 

    Em relação às instituições, a programação conta com representantes da UFRGS, Embrapa e Sebrae. O diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Augusto Felicetti, o coordenador do Comitê Gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS), doutor Jackson Freitas Brilhante de São José, e o meteorologista Flávio Varone vão abordar o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). 

    Outra temática de interesse será ministrada pelos professores da UFRGS, doutor Paulo Cesar Faccio Carvalho e Cimelio Bayer no painel Contribuições do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

    Dados atualizados até abril, informados pelos municípios gaúchos, indicam que 391 municípios sofrem com situação de emergência por causa da estiagem. Destes, 386 foram homologados pelo Estado e 378 reconhecidos pela União. As perdas estimadas somam R$21 bilhões na agricultura, pecuária e transporte da água para famílias.

    * Fonte: Famurs

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 01:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 01:00