Menu

21°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Federação dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do RS convoca assembleia para debater o novo piso salarial da Enfermagem

    A Federação pretende construir um manifesto público que será encaminhado ao Ministério Público (MP), explicando a atual situação financeira dos Hospitais.

    A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul convocou uma assembleia geral extraordinária para a próxima quinta-feira, dia 11, em Porto Alegre. Na pauta do encontro estará a implementação do novo piso da Enfermagem aprovado pelo congresso Nacional e sancionado pelo Presidente Bolsonaro no último dia 05 de Agosto.

    Com a publicação da nova resolução no Diário Oficial da União (DOU) os novos valores já estão em vigor em instituições de saúde privadas e públicas. Apenas Estados e Municípios terão até o final deste ano para indicar recursos aos seus orçamentos e iniciar os pagamentos no ano que vem. Mesmo assim, alguns municípios já anunciaram a adesão ao novo Piso da Enfermagem imediatamente.

    A Federação dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul pretende ouvir das instituições conveniadas, a atual situação e o impacto nas suas contas com o pagamento destes profissionais. Em recente entrevista ao Grupo Chiru o Presidente da entidade, Luciney Bohrer relatou que reconhece o trabalho dos profissonais da enfermagem, porém, acredita que os hospitais, que atendem basicamente pelo SUS, tenham um colapso em suas contas e isso afete o atendimento dos pacientes caso o Governo não aponte uma fonte de custeio. 

    A Federação pretende construir um manifesto público que será encaminhado ao Ministério Público (MP), explicando a atual situação financeira dos Hospitais. Por outro lado, o Congresso Nacional tenta destravar propostas em tramitação para que os repasses aos hospitais aumentem, visando o pagamento destes profissionais. Uma das alternativas, é a legalização dos jogos de azar que seriam taxados em 12%. Este recurso seria canalizado diretamente para o custeio de saúde em todo o território nacional.

    Drante a assinatura do Projeto de Lei (PL) que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem o Presidente Jair Bolsonaro vetou um artigo que reajustaria o valor inicial pago aos profissionais pela inflação oficial do País. 

    Luciano Belinaso - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Mix Chiru com . 13:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Sem Parar

    .

    12:00 - 20:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    12:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Mix Chiru

    .

    13:00 - 17:00