Menu

20°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Forças de Segurança do Estado mobilizam efetivo de 8,8 mil para o domingo de eleições no RS

    Segurança para as eleições envolve BM, PC, CBMRS, IGP entre outros órgãos

    A última reunião de alinhamento das forças de segurança do Estado para as eleições de domingo definiu que um efetivo 8.801 servidores vai atuar em 2 de outubro. Desse total, 7.814 são policiais militares, 533 policiais civis, 421 bombeiros e 33 servidores do IGP. No encontro realizado nesta quinta-feira, 29 de setembro, foi apresentado ao governador Ranolfo Vieira Júnior o Plano de Atuação Integrada da Segurança Pública para o dia do pleito.

    Organizada há mais de três meses, a segurança para as eleições envolve a participação de Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Instituto-Geral de Perícias (IGP), juntamente com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Departamento de Polícia Federal (DPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas, além da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Guarda Municipal de Porto Alegre, no caso da capital. O planejamento conta ainda com a colaboração do TRE e do Ministério Público Eleitoral.

    "Temos confiança no trabalho realizado pela Segurança Pública no RS. Nosso histórico nas eleições é de civilidade e poucas ocorrências. Trabalharemos para seguir assim", afirmou o assessor da presidência do TRE, Augusto Gomez Schulz.

    As ocorrências caracterizadas como crime de natureza federal serão encaminhadas às delegacias da Polícia Federal, presentes em 13 municípios gaúchos, em uma parceria com a Brigada Militar, responsável pelo policiamento ostensivo. Nos demais 484, as prisões serão feitas em um trabalho integrado da BM com a Polícia Civil.

    O disque-denúncia para irregularidades na eleição é o telefone 181. O anonimato de quem realiza a denúncia é preservado.

     

    *Com informações do Governo do RS

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00