Geral
Atualizado hoje às 10:59
Frederico Westphalen cobra melhorias na recomposição de ruas após obras de saneamento
Reunião entre Prefeitura, Corsan e empresas executoras definiu reforço na fiscalização e adoção de medidas para melhorar a qualidade dos reparos
A Administração de Frederico Westphalen cobrou melhorias na recomposição da pavimentação asfáltica após as obras de saneamento realizadas em diferentes pontos da cidade. O assunto foi discutido em reunião, no gabinete do prefeito Orlando Girardi, com representantes da Aegea/Corsan e das empresas responsáveis pela execução dos serviços.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Planejamento, Valdenir Cadore, e o secretário de Obras, Armando Grassi. Durante a reunião, o Município apresentou problemas identificados em trechos que passaram por intervenções e relatou as reclamações recebidas da população sobre a qualidade da execução, especialmente no fechamento das valas e na recomposição das vias.
Segundo o secretário Valdenir Cadore, a Administração Municipal tem recebido cobranças de moradores para que sejam adotadas providências. Ele também defendeu uma revisão dos procedimentos utilizados pelas empresas, incluindo o fechamento das valas e a limpeza das pistas após os trabalhos.
O gerente institucional regional da Corsan, Aldomir Antônio Santi, também manifestou preocupação com a situação e cobrou das empresas responsáveis maior atenção e rigor na execução dos serviços.
Corsan fará fiscalização técnica
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a Corsan será responsável pela fiscalização técnica dos serviços. A companhia apresentou aos participantes um relatório com a relação das vias públicas que foram afetadas pelas intervenções de saneamento.
Também foi firmado um termo com as empresas executoras, estabelecendo a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços e dos procedimentos utilizados na recomposição da pavimentação.
Os representantes das três empresas envolvidas apresentaram, por sua vez, dificuldades encontradas em determinados trechos durante a execução das obras. Entre os fatores citados estão as condições do solo e das vias para abertura das valas, os procedimentos necessários para a recomposição e a disponibilidade dos materiais utilizados no pavimento.
Em alguns casos, segundo as empresas, é necessário utilizar material com a mesma tipologia do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) utilizado originalmente na pavimentação. O produto precisa ser transportado de municípios como Passo Fundo, Carazinho ou Chapecó, o que pode interferir na logística e no prazo para execução dos reparos.
Em nota a companhia reforçou que nesta e na próxima semana, realizará, juntamente com a empresa terceirizada, vistorias e, se necessário, adequações na recomposição asfáltica das ruas que receberam obras de esgotamento sanitário e que foram apontadas pela Prefeitura de Frederico Westphalen.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos também será convidada a acompanhar as intervenções e verificar a qualidade dos serviços durante a entrega.
Município avalia medidas judiciais
Além das tratativas administrativas, a Prefeitura de Frederico Westphalen avalia, caso necessário, recorrer à Justiça para buscar medidas que garantam a qualidade da recomposição das vias afetadas pelas obras de saneamento.
A Administração cita como referência uma decisão recente da Justiça envolvendo o Município de Cruz Alta, que concedeu liminar em uma Ação Civil Pública ajuizada pela Prefeitura contra a Corsan. A decisão tratou de questionamentos relacionados à qualidade dos reparos realizados em vias públicas após intervenções nas redes de água e esgoto.
Em Frederico Westphalen, a Administração Municipal afirma que seguirá acompanhando a execução dos serviços e cobrando a correção dos problemas identificados nas vias públicas afetadas pelas obras.
*Informações Ascom/FW