Menu

11°

Palmitinho - RS
24° max
10° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
24° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Gaúchos podem acompanhar maior eclipse lunar do Século 21 a partir das 17h46

    O eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos

    Nesta sexta-feira, 27 de julho, os gaúchos poderão assistir no céu do Estado ao eclipse total da Lua. Este será o maior eclipse lunar total do Século 21 e inicia às 16h30 (pelo horário de Brasílio). No Rio Grande do Sul, a visualização inicial será possível às 17h46.

    No fenômeno astronômico, a Terra ficará entre a Lua e o Sol. Tal alinhamento fará com que a sombra da Terra encubra a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. A coloração do satélite pode variar conforme o local do espectador, visto que a incidência de nuvens e poluição atmosférica influenciam.

    O eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos, e alerta que os espectadores devem se voltar a leste e escolher bem os pontos de observação. Os lugares ideais são os com maior horizonte possível, sem prédios e morros nas proximidades.

    A Lua gradualmente ficará iluminada, retomando a cor tradicional, em processo que passará por um eclipse parcial e desembocará na iluminação totalmente livre de sobreposições — estado que deve ser alcançado às 19h19.

    PREVISÃO DO TEMPO

    A sexta-feira, 27 de julho, deve ser de tempo parcialmente nublado em quase todo o Estado, de acordo com a Somar Meteorologia. Há possibilidade de chuva apenas no Litoral Norte do RS.

    Durante o período do eclipse, haverá variação de nuvens, o que pode dificultar a visualização do fenômeno em determinados instantes. A região Norte deve registrar as maiores temperaturas. Frederico Westphalen, por exemplo, poderá registrar até 23°C. Em Palmitinho, a mínima será de 14°C e a máxima de 20°C.

    Fonte: GaúchaZH

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00