Geral
Atualizado hoje às 15:51
Gibiteca Pública de Alpestre é finalista do Troféu Angelo Agostini 2026
Espaço cultural concorre em categoria nacional voltada à valorização e divulgação dos quadrinhos brasileiros
A Gibiteca Pública de Alpestre é uma das finalistas do 42º Troféu Angelo Agostini, considerado o mais antigo e tradicional prêmio das histórias em quadrinhos (HQs), no Brasil.
O espaço cultural alpestrense disputa a premiação na categoria Troféu Especial Jayme Cortez, destinada a reconhecer iniciativas de destaque nacional na produção e divulgação dos quadrinhos brasileiros.
A Gibiteca foi criada pela Associação Amigos das Histórias em Quadrinhos em parceria com os quadrinistas Marcel Ibaldo e Marcelli Ibaldo, criadores da personagem Tê Rex. O trabalho desenvolvido em Alpestre vem ganhando reconhecimento nacional pelo incentivo à leitura, à cultura e à valorização das HQs.
Atualmente, a Gibiteca conta com cerca de 3 mil exemplares de histórias em quadrinhos e funciona junto ao Centro de Cultura de Alpestre, promovendo oficinas, encontros, atividades educativas e momentos de troca de conhecimento entre leitores e entusiastas da arte.
A etapa final da premiação ocorre por meio de votação popular, aberta ao público até o dia 25 de maio de 2026. A votação pode ser realizada de forma online, no total são 15 categorias, o espaço cultural de Alpestre concorre no Troféu Especial Jayme Cortez.
O Troféu Angelo Agostini é promovido pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo e reconhece anualmente profissionais, projetos e iniciativas ligadas ao universo das histórias em quadrinhos no país.
*Com informações Ascom/Alpestre