Menu

12°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Golpe do OLX: PC orienta comunidade sobre nova modalidade de estelionato

    Pelo menos três ocorrências já foram registradas na região

    Com três ocorrências semelhantes registradas nos últimos dias nas Delegacias de Palmeira das Missões, Panambi e Condor a Polícia Civil orienta a comunidade para ficar atenta a uma nova modalidade de estelionato utilizando a internet, desta vez a plataforma de vendas on-line OLX.

    De acordo com a polícia a narrativa das vítimas foi bem semelhante, estes teriam anunciado a venda de veículos na plataforma – OLX – aí aparece um interessado que utiliza número de telefone da região e que estabelece contato pelo WhatsApp. Desta forma é acertada a negociação, onde o golpista solicita fotos do veículo e dos documentos do mesmo. Para dar seguimento ao negócio ele encaminha uma identidade funcional de um militar do exército, utiliza para a fraude sem que este saiba.

    O golpista solicita ainda que o anúncio seja retirado da plataforma OLX. De posse dos dados e fotos do veículo, oferece para terceiros como sendo de sua propriedade e com um valor bem abaixo do mercado, a partir disso, passa a intermediar o encontro entre o verdadeiro vendedor e o terceiro interessado, sendo que cria estória falsa para ambos. Após o terceiro olhar o carro e decidir pela aquisição o golpista pede que seja feita uma transferência bancária, no valor do negócio para contas de pessoas físicas na Caixa e Banco do Brasil, contas ativas, registradas no nordeste brasileiro, ficando com o valor que seria do verdadeiro proprietário.

    De acordo com o delgado regional, Carlos Beuter, é preciso que a comunidade e principalmente os vendedores de bens fiquem atentos a esta, que é mais uma, modalidade de fraude. “Nosso objetivo é orientar a comunidade para evitar a recorrência de fatos de mesma natureza e assim proteger a comunidade regional”, disse.

    Apesar de ser as primeiras ocorrências na região o golpe já é antigo, com registros de casos ainda em 2018, em outros estados brasileiros.

    Entrevista com o Delegado Regional da 14ªDPRI - Carlos Beuter

    None
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicaho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00