Menu

20°

Palmitinho - RS
23° max
18° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
23° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Governador avalia sistema de cogestão dos municípios

    Em entrevista, Eduardo Leite se posicionou pela suspensão do sistema em razão da alta taxa de internações de casos de covid-19

    Em reunião com o Governador do Estado, Eduardo Leite, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, e lideranças de 27 associações regionais, foi discutido o sistema de cogestão dos municípios. A posição da maioria dos prefeitos gaúchos é pela manutenção da cogestão, mas admitindo o aumento pontual de restrições para combater a pandemia.

    Essa conversa vai servir de base para o governo gaúcho decidir pela suspensão ou manutenção da prática que permite os prefeitos adotarem regras mais brandas do que as estabelecidas pelo governo estadual. Hoje, a cogestão admite a adesão de protocolos da bandeira anterior pelas prefeituras.

    O Governador apresentou números do crescimento nas internações e comparou com outros momentos de alta, definindo como este o mais crítico desde o início da pandemia.

    — Estamos observando o maior, mais rápido e mais agressivo crescimento de internações desde o início da pandemia. A restrição não é apenas no sentido de buscar aquela atividade como responsável (pelo aumento de casos), mas para alterar a rotina da população para que ela perceba essa situação excepcional e mude seus hábitos — disse Leite, mencionando que países como Reino Unido, Alemanha e Canadá recorreram a medidas restritivas para conter a pandemia.  

    O prefeito de Taquari e presidente da Famurs, Maneco Hassen, que chegou a manifestar como “necessária” a suspensão da cogestão, endossou a necessidade de alinhamento entre Estado e prefeitura, independentemente da decisão a ser seguida. Hassen ainda pediu maior cobrança ao governo federal em relação ao avanço da vacinação. 

    — É importante passarmos uma mensagem de segurança, unidade e concordância com a decisão que será tomada pelo governo do Estado. Está na hora de sermos mais firmes com o governo federal, que tem desdenhado da pandemia e deixa o pepino para nós (prefeitos), que estamos na ponta — disse.  

    Entre os representantes das regiões, o pedido pela manutenção da cogestão foi praticamente unânime. Mesmo assim, os prefeitos reconhecem a gravidade do cenário atual e se manifestaram favoravelmente à adoção de medidas mais enérgicas para dispersar aglomerações.  

    Na reunião, representantes das prefeituras encaminharam sugestões ao governador para manter a cogestão com adaptações e, ao mesmo tempo, aumentar restrições à circulação de pessoas.  

    Leite sinalizou que levará as ponderações dos prefeitos ao gabinete de crise do governo do Estado, que tem reunião marcada à tarde. A partir daí, deverá se optar pela continuidade ou não da cogestão no sistema de distanciamento controlado.  

    *Com informações da Gaúcha ZH

    None
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00