Eleições
Atualizado hoje às 09:07
Governo do RS inicia preparação para transição com equipe do governador eleito
Primeira reunião entre as equipes será realizada na sexta-feira, 9 de outubro. Estado também vai disponibilizar estrutura para o escritório de transição
O governador Eduardo Leite reuniu o secretariado nesta terça-feira, 6 de outubro, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para tratar da preparação da transição de governo. Na ocasião, Leite também atendeu à imprensa e prestou os primeiros esclarecimentos sobre o processo.
A primeira reunião com a equipe do governador eleito, Luciano Zucco, será realizada na sexta-feira, 9 de outubro, quando o processo será formalmente iniciado. O encontro também deverá definir, em conjunto, a dinâmica dos trabalhos que serão realizados ao longo das próximas semanas.
O governo do Estado vai disponibilizar um espaço no Edifício Guaíba, na capital, para a instalação do escritório de transição, além da estrutura necessária para que o governo eleito indique representantes para acompanhar o processo.
Secretarias preparam cadernos de transição
Todas as secretarias estaduais já estão preparando os cadernos de transição, que reúnem informações sobre contratos, programas, projetos, orçamento e compromissos previstos para os próximos meses. O trabalho vinha sendo organizado e agora entra na etapa de finalização, com o objetivo de subsidiar a nova equipe de governo.
A coordenação política e técnica do processo ficará, respectivamente, sob responsabilidade do secretário da Casa Civil, Ranolfo Vieira Júnior, e da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.
Também serão realizadas reuniões individuais e encontros com as equipes técnicas necessárias para organizar a transferência de informações e garantir a continuidade das ações do Estado. “Vamos trabalhar para que essa mudança aconteça com maturidade institucional e para que nenhum projeto importante sofra descontinuidade. Nosso compromisso é fazer uma transição transparente e com diálogo. O poder passa, o governo muda de mãos, mas o Rio Grande permanece, e o processo de transição deve ser digno da estatura do povo gaúcho”, afirmou Eduardo Leite.
Além das ações conduzidas pelo Executivo, o governo também informou que, na Assembleia Legislativa, abriu mão da relatoria do orçamento para que a base do governo eleito possa assumir a função e participar da construção da proposta que será executada pela próxima gestão.
*Informações Governo RS