Menu

17°

Palmitinho - RS
32° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
32° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Homem é preso em Três Passos durante operação estadual contra o crime organizado

    Ação da Polícia Civil combate tráfico de drogas, armas e adulteração de veículos em várias cidades do RS

    A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, um homem em Três Passos durante a Operação Shotgun, deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), por meio da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (2ªDIN).

    No município, agentes da Delegacia de Polícia cumpriram um mandado de busca e apreensão e efetuaram a prisão de um indivíduo contra o qual havia mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

    A Operação Shotgun tem como objetivo combater o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo, a receptação qualificada e a adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, crimes praticados por um grupo criminoso com atuação em Porto Alegre, Região Metropolitana e outras cidades do Estado.

    Ao todo, cerca de 130 policiais civis cumpriram 38 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Parobé, Estância Velha, Caxias do Sul, Montenegro, Charqueadas, Três Passos e Capela de Santana. Até o momento, 28 pessoas foram presas, e foram apreendidas três armas de fogo, drogas e dinheiro.

    Durante o cumprimento de uma ordem judicial, um policial civil foi baleado. Ele foi encaminhado ao hospital e passa bem. O autor do disparo foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

    Rede criminosa atuava em diversas frentes

    As investigações revelaram uma complexa rede de atividades ilícitas. Foram identificadas negociações de armamentos de grosso calibre, como fuzis e pistolas adaptadas para disparo automático, além de munições e carregadores de alta capacidade. Também foram registrados diálogos sobre a venda de drogas como maconha e ecstasy.

    Além disso, o grupo praticava receptação qualificada e adulteração de veículos, utilizando placas clonadas ou falsas para circulação e revenda. Caminhões e automóveis de alto valor eram subtraídos, escondidos e repassados rapidamente a receptadores.

    A apuração indicou ainda um fluxo constante de informações entre os investigados, incluindo imagens, vídeos e dados sobre alvos, compradores e estratégias para evitar a atuação policial. O material reunido fundamentou os pedidos de prisões e buscas, deferidos pela Justiça.

    O delegado Wesley Lopes, titular da 2ªDIN, destacou a dimensão da ação. “A investigação evidenciou uma complexa rede de atividades ilícitas praticadas pelo referido grupo, com atuação simultânea em diferentes modalidades criminosas e em várias cidades”, disse.

    Já o diretor do Denarc, delegado Alencar Carraro, também reforçou o comprometimento do órgão. “Estamos atuando de forma integrada para desarticular estruturas criminosas de alta periculosidade e reduzir sua capacidade de atuação”, pontuou.

    As investigações continuam com foco na análise dos materiais apreendidos, na individualização das condutas e na responsabilização de todos os envolvidos.

    Disque-Denúncia do Denarc: 08000 518 518

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Estúdio 91

    Marcinho San e Sidi Vargas

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Chamada Regional

    Delfo de Souza

    07:00 - 07:15

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00