Menu

29°

Palmitinho - RS
31° max
18° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
31° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Hospital de Constantina é habilitado para oferecer 15 leitos de cuidados prolongados pelo SUS

    Unidade será referência para 26 municípios e receberá mais de R$ 1 milhão por ano para ampliar atendimentos

    A Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul aprovou a habilitação do Hospital da Comunidade AHCROS, de Constantina, como Unidade de Internação de Cuidados Prolongados. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 17 de abril, no Diário Oficial do Estado.

    Com a aprovação, o hospital passará a contar com 15 leitos destinados a pacientes que necessitam de cuidados contínuos após a fase aguda de doenças, contribuindo para a reorganização da rede de atenção à saúde e para a liberação de vagas em hospitais de maior complexidade.

    O investimento previsto é de R$ 1.070.362,50 por ano, com recursos vinculados ao Ministério da Saúde, garantindo o custeio da nova estrutura.

    A unidade será referência para 26 municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, na Região de Saúde 20 – Rota da Produção, ampliando o acesso a esse tipo de atendimento especializado.

    O próximo passo de acordo com a coordenadora regional de saúde, Danusa Begnini, é habilitação no Ministério da Saúde via Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), pelo governo do Estado, para só então o serviço começar a funcionar e a entidade receber o recurso. "Ainda não temos a previsão da habilitação desses leitos, de quando efetivamente a comunidade poderá utilizar o serviço. Esse é um primeiro grande passo, aprovando o serviço em nivel de estado mas, agora, é preciso passar pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que é nacional e aí sim, começar a atender a comunidade", explicou.

    Entre os municípios atendidos estão Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Xingu, Novo Barreiro, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

    A habilitação integra a estratégia de fortalecimento da rede pública de saúde, ampliando a oferta de leitos e qualificando o atendimento a pacientes que necessitam de acompanhamento prolongado no Sistema Único de Saúde.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Alex Nunes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza e Dani Oliveira

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Alex Nunes

    10:00 - 12:00