Menu

27°

Palmitinho - RS
29° max
20° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
29° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • IFFar/FW desenvolve projeto que transforma banners em bolsas reutilizáveis

    Lonas que seriam lixo se transformam em sacolas personalizadas

    O projeto criado há mais de 25 anos no IFFar/FW para educação ambiental no círculo educacional - Cuidar, em que a ideia é proporcionar para comunidade a oportunidade para confecção de brindes e presentes a partir de materiais recicláveis, lançou rescentemente uma nova oficna, Rebanner.

    A novidade do Cuidar utiliza banners de lonas usados para a confecção de sacolas que podem ser utilizadas principalmente como bolsas retornáveis. O projeto é desenvolvido com a comunidade acadêmica e externa, com oficinas abertas ao público “o objetivo é de desenvolver a educação ambiental, mas também oferecer uma fonte de renda a comunidade, os materiais utilizados seriam lixo e podem se transformar em objetos uteis”, explica o coordenador do projeto José Fernando.

    O Rebanner, envolve oito pessoas entre voluntários e uma bolsista. Em três aulas é possível aprender a confeccionar a sacola, incluindo o molde, costura e colocação da alça. “Tivemos o caso de um tio de um aluno, que vive do artesanato e nos procurou para aprender a fazer as bolsas, iremos dar o suporte para ele aprender e com isso aumentar a renda”, contou o coordenador.

    Outras oficinas do Cuidar

    Entre outros projetos que estão dentro do “Cuidar” estão oficinas de origami, artesanato com garrafas pet e long neck e com caixas de leite e suco. A bolsista do projeto Bruna Borges, fala que mesmo no ambiente educacional ainda falta conscientização ambiental. “Infelizmente a conscientização ainda é pouca, as pessoas não tem a responsabilidade de separar o lixo e colocá-lo no lugar. Por isso temos que fazer uma corrente para defender o meio ambiente”.

    Os interessados em participar das oficinas ou mesmo em doar materiais ao projeto Cuidar, devem procurar o IFFar/FW ou ligar no (55) 3744-8900.

    Confira a entrevista completa sobre o projeto:

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    Pra Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00