Menu

22°

Palmitinho - RS
26° max
18° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
26° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Inaugurada oficialmente a Ponte da Integração

    Tráfego no local já havia sido liberado no fim de outubro

    Para celebrar uma conquista sonhada desde 2002, a ligação entre Liberato Salzano e Rodeio Bonito, aconteceu nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a cerimônia de inauguração da Ponte da Integração. Após o ato inaugural sobre a ponte, onde foi descerrada, também, uma placa em um monumento do lado de Liberato Salzano, ocorreu um almoço de confraternização no salão paroquial de Rodeio Bonito.

    O projeto desenvolvido pela Creluz, que tinha a pretensão de construir, no local, uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que acabou por não ser aprovada por questões ambientais, foi seguido para beneficiar toda a região. “É algo que foi gestado dentro da Creluz, dentro de uma cooperativa, uma ponte para gerar energia, ponte de obra e também unir as duas regiões, mas passamos por vários problemas até que em 2013 repassamos o projeto para o Ministério da Integração, dentro do programa Brasil Sem Miséria, mas foram vários os entraves políticos também, ao assumir o novo0 presidente acabou que a última parcela foi indeferida e nós ficamos sem essa verba para finalizar a obra. Então fizemos uma audiência pública e junto com 29 prefeituras, em parceria com a Amzop nós conseguimos concluir essa obra”, destacou o presidente da Creluz, Elemar Batistti.

    A obra tem cerca de 160 metros de extensão e encurta a distância entre as regiões do Médio Alto Uruguai e Alto Uruguai. O percurso entre Rodeio Bonito e Liberato, antes só possível por balsa ou via BR-386 por Constantina, passa a ser de somente 25 Km. “Somente na elaboração do projeto, busca de recursos e viabilização da obra foram mais de seis anos, mais de 500 ligações e 80 viagens à Brasília. Em recursos investidos foram mais de R$ 6,3 milhões, fora tudo o que a Creluz já havia feito. Esse momento é histórico e marca mais um passo para o desenvolvimento dessa região”, destacou o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, um incansável na busca por essa ligação sobre o rio da Várzea.

    Além da obra da ponte a Creluz também fez a instalação de iluminação no local para garantir mais segurança aos motoristas e transeuntes.

    Autoridades e lideranças, comunidade e imprensa regional participaram da solenidade.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00