Menu

24°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Lideranças da AMZOP participarão de audiência com Ministro de infraestrutura, Tarcísio Freitas

    Na reunião os gestores defenderão a importância da integração da região à malha ferroviária do País, dentro do projeto Federal da Ferrovia Norte/Sul

    A integração da região à Ferrovia Norte/Sul vem mobilizando os gestores municipais de nossa região, que no próximo dia 20 de outubro, participarão de audiência com o Ministro de infraestrutura, Tarcísio Freitas.

    Na agenda, que contará com a participação do Presidente da AMZOP e Prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva, e de mais 20 Prefeitos da Associação, os gestores destacarão a importância da integração da região à malha ferroviária do País, dentro do projeto Federal da Ferrovia Norte/Sul.

    A reunião foi agendada pela assessoria do Senador Luis Carlos Heinze, que destaca a importância de demonstrar a capacidade produtiva da região e a necessidade de integração à malha ferroviária, visando possibilitar a melhoria da capacidade de transporte da produção para o Porto de Rio Grande e também para os grandes centros consumidores, e ainda a necessidade de reverter posicionamento do corpo técnico do Ministério, que em reunião virtual ocorrida no dia 15 de junho, se posicionou contra o investimento. Na reunião estavam presentes lideranças da região, inclusive o presidente da Amzop, o coordenador do grupo de trabalho Amzop Ferrovia Norte/Sul, prefeito de Iraí, Vilson Bernardi, e o próprio senador Heinze.

    A reunião, segundo o presidente Antônio, será uma grande oportunidade para a Amzop demonstrar ao Ministro, que mesmo com todas as dificuldades de infraestrutura e transporte, a região vem crescendo a passos largos, sendo prova disso os números alcançados no ano de 2020, onde a região cresceu 22% no valor adicionado dos municípios, que é a soma de tudo o que foi produzido na região, muito acima da média estadual que foi de 4%.

    Além da Ferrovia Norte/Sul, o prefeito destacou também mais um importante avanço para o movimento municipalista brasileiro, que foi a aprovação no Congresso Nacional da PEC 391/2017, que agora vai a promulgação. A PEC visa incrementar o Fundo de Participação dos Municípios em mais 1%, de forma parcelada, sendo 0,25% em 2022, 0,25% em 2023, 0,50% em 2024 e a totalidade de 1% para 2025.

    Com mais esse avanço, segundo o presidente, mais recursos estarão à disposição dos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas que visem um melhor atendimento à população, “na estrutura atual são os municípios que prestam a maioria dos serviços públicos, e que é preciso continuar trabalhando para fazer com que os recursos sejam disponibilizados aos Municípios para fazer frente a estas melhorias”, destaca.

    *Com informações Amzop

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00