Segurança
Publicado em 05/08/2025 às 09:06
Mais de 6 hectares de vegetação nativa são suprimidos irregularmente em Frederico Westphalen
Ações do 3º BABM ocorreram após denúncias e alerta da plataforma MapBiomas
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou nesta segunda-feira, 4 de agosto, duas fiscalizações ambientais no interior do município de Frederico Westphalen. As ações ocorreram em resposta a denúncias e a um alerta da plataforma MapBiomas, que monitora o desmatamento e mudanças no uso do solo em tempo real.
Na primeira ocorrência, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual, os policiais constataram a supressão irregular de aproximadamente 5,67 hectares (56.706 m²) de vegetação nativa, realizada fora de Área de Preservação Permanente (APP) e sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Na segunda ação, foi identificada a remoção de 1,24 hectare (12.387 m²) de vegetação nativa, também fora de APP e igualmente sem licença ambiental.
Nos dois casos, os responsáveis afirmaram não possuir autorização para o manejo da vegetação. Diante das irregularidades, foram lavrados os Boletins de Ocorrência Policial e adotadas as medidas administrativas previstas na legislação ambiental.
*Informações BABM