Geral
Publicado hoje às 11:51
Marizete Frozzi é eleita Procuradora Especial da Mulher 2026, em FW
A vereadora Rubia Dal Puppo Maas atuará como Procuradora Adjunta
A primeira Sessão Ordinária de 2026 da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, marcou, também, a eleição da Procuradoria Especial da Mulher. Com chapa única, a vereadora Marizete Frozzi foi eleita por unanimidade Procuradora da Mulher para o ano de 2026, tendo como Procuradora Adjunta a vereadora Rubia Dal Puppo Maas, que esteve à frente do órgão em 2025.
Ao agradecer a confiança dos parlamentares, Marizete destacou que o trabalho será desenvolvido de forma integrada com a rede de proteção às mulheres. “Nosso objetivo é atuar de maneira responsável e articulada com a Promotoria, a Delegacia e os setores da Saúde, Assistência Social e Educação, fortalecendo as ações de proteção e acolhimento ao longo de 2026”, afirmou.
Rubia Dal Puppo Maas ressaltou a importância da atuação contínua da Procuradoria diante do cenário de violência de gênero. Segundo ela, apenas no mês de janeiro o Rio Grande do Sul registrou 11 feminicídios, o que reforça a necessidade de atenção permanente. A vereadora também destacou estruturas já existentes no município, como a Sala das Margaridas e a rede Bem Cuidar, que oferecem acolhimento e suporte às mulheres.
A procuradoria
Criada a partir de iniciativa da vereadora Aline Ferrari Caeran, a Procuradoria Especial da Mulher tem como finalidade promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o enfrentamento à violência e à discriminação contra mulheres e meninas. O mandato da Procuradoria é de um ano, com início no mês de março, conforme a Resolução nº 147/2021.
*Com informações Ascom/Câmara FW