Menu

12°

Palmitinho - RS
24° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
24° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Motoristas de caminhão com destino à Argentina e ao Chile serão testados para Covid a partir de hoje

    O programa prevê a realização de aproximadamente 500 exames por dia

    Começa nesta segunda-feira, 31 de maio, no Rio Grande do Sul o programa de testagem diagnóstica para Covid-19 de caminhoneiros com destino à Argentina e ao Chile. Os motoristas de transporte de cargas que partem do RS ou atravessam o Estado serão testados com o exame de biologia molecular (RT-PCR), a fim de evitar a transmissão do vírus nesses dois países e para portarem comprovante de ingresso como estrangeiros.

    Os testes serão realizados pelo Lacen até a estruturação completa do Laboratório Central de Fronteira (Lafron), em Uruguaiana. As coletas serão feitas nos municípios de Osório, Passo Fundo, Vacaria, São Marcos, Bento Gonçalves, Canoas, Cachoeirinha, São Borja e Uruguaiana, pontos estratégicos das principais rotas rodoviárias federais gaúchas.

    Os caminhoneiros serão orientados pela Polícia Rodoviária Federal ao passarem em algum desses municípios a realizar as coletas nos pontos indicados pela gestão municipal (veja abaixo os pontos de coleta) e um estacionamento próprio para o caminhão. Depois de coletar amostras para o exame, com o uso de swab nasal e faríngeo (espécie de cotonete introduzido no nariz e na garganta), o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira.

    Durante este período, as amostras serão levadas ao Lacen para a testagem, e rodadas com prioridade, para cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado. As amostras serão levadas a Porto Alegre pelas coordenadorias regionais de saúde (CRS), que também contam com o apoio da empresa de ônibus Planalto. Os motoristas que apresentarem resultado negativo para a presença do vírus estarão liberados para cruzar a fronteira.

    Para aqueles que realizarem a coleta no seu município de residência, os resultados serão divulgados pela Vigilância Epidemiológica do local e, se o teste apresentar detecção do vírus, receberão as orientações padrões do seu município de origem. Os motoristas não residentes do Rio Grande do Sul receberão os resultados do Lafron, e, em caso de positividade para a presença do coronavírus, terão orientações da Vigilância Epidemiológica do município que executou a coleta.

    O programa prevê a realização de aproximadamente 500 exames por dia.

    None
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00