Menu

29°

Palmitinho - RS
36° max
21° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
36° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Município de Pinheirinho do Vale promove Primeiro Seminário sobre planejamento forrageiro

    O encontro inicia às 13h30min no Salão da Terceira Idade e irá discutir o Programa Municipal de Fertiirrigação

    A Secretaria Municipal de Agricultura de Pinheirinho do Vale promove nesta quarta-feira (23) o primeiro seminário sobre dejetos suínos como oportunidade na agricultura e planejamento forrageiro.

    O encontro inicia às 13h30min no Salão da Terceira Idade e irá discutir o Programa Municipal de Fertiirrigação. Conforme o secretário da pasta, Cláudio Norberto Piaia, esse sistema consiste, tecnicamente em retirar os dejetos dos tanques de pocilgas e distribuir diretamente em campos de pastagens. Segundo ele, esse processo ajudará na melhora da alimentação do gado de leite, contribuindo assim, com o avanço da produção.

    “Temos em Pinheirinho cerca de 180 produtores de leite, a nossa expectativa com esse projeto é chegar a 20 milhões de litros do produto em um ano”, pontuou o secretário.

    Claudio Piaia explicou ainda a atuação do Poder Público neste projeto. “O município vai entrar com 50% dos custos de instalação do sistema de fertiirrigação, auxiliando o produtor no desenvolvimento da produção”, disse.

    O sistema, conforme o Engenheiro Agrônomo da EMATER Esmael Barro, é uma tecnologia já utilizada em grandes propriedades de maneira completamente automatizada. Segundo o engenheiro, a automatização dos processos de produção das propriedades rurais é um fator fundamental para que os jovens permaneçam no campo.

    “Hoje se a tecnologia não está empregada nas produções do campo o jovem não se interessa em tocas a propriedade, aumentando assim, o êxodo rural da região”, salientou Esmael.

    O evento desta quarta-feira (23) traz também dois palestrantes, especialistas em produção de suínos e no planejamento forrageiro. Participam do evento o Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, Evandro Carlos Barros e o Professor da Universidade de Passo Fundo e pesquisador da Embrapa trigo, Renato Serena Fontaneli.

    Luciano Belinaso - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Luciano Belinaso com a participação da equipe de reportagem do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00