Menu

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Municípios e Estado buscam estratégias para que todos alcancem juntos a meta de vacinação contra Covid-19

    2ª Coordenadoria Regional da Saúde, com sede em FW, receberá novas doses neste sábado (21)

    Para que todos os municípios atinjam juntos ou muito próximos uns dos outros, até 25 de agosto, a meta de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população maior de 18 anos, a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) decidiram, nesta sexta-feira, 20 de agosto, distribuir novas doses no sábado (21/8).

    A definição foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e garantirá que os municípios possam seguir vacinando durante o final de semana. “Percebemos como os municípios se uniram para ajustar o passo e andarmos todos juntos. O importante é atingirmos coberturas vacinais robustas e homogêneas em todo o território gaúcho”, falou a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

    A distribuição às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) neste sábado (21/8) refere-se às remessas de vacinas que chegam ao Estado nesta sexta-feira (20/8): Coronavac pela manhã e Pfizer à noite. As quantidades exatas que serão distribuídas aos municípios constam na planilha abaixo. Do lote de Coranavac, metade ficará armazenada para segunda dose (D2) e será distribuída aos municípios em tempo oportuno. Todos os imunizantes da Pfizer devem ser aplicados como primeira dose (D1).

    A secretária da Saúde, Arita Bergman, agradeceu à equipe técnica composta por gestores municipais e estaduais que “sempre buscaram, juntos, a melhor solução para todos os desafios que se apresentaram durante a distribuição das vacinas, de forma a buscar transparência e isonomia”. No rateio das doses desta remessa, parte será utilizada para ajustes de estimativas populacionais e outra parte para continuar avançando nas idades.

    Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde mostra que 358 municípios do Estado já estão vacinando na faixa etária de 18 a 22 anos; 104 vacinam de 23 a 27 anos; e outros 25 já imunizam de 28 a 34 anos. A partir desta remessa, todos os municípios poderão, no mínimo, vacinar toda a sua população de 25 anos ou mais.

    Logística

    As 1ª (Porto Alegre) e 18ª (Osório) Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e a Secretaria de Saúde de Porto Alegre poderão retirar suas doses na Ceadi a partir das 11h de sábado (21/8).

    As coordenadorias que receberão suas cargas por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), com saída de Porto Alegre no mesmo dia, por volta das 10h30, serão:

    • 2ª (Frederico Wesphalen) e 15ª (Palmeira das Missões) receberão em Palmeira das Missões;
    • 5ª (Caxias do Sul) receberá em Caxias do Sul;
    • 3ª (Pelotas) e a 7ª (Bagé) receberão em Pelotas;
    • 8ª (Cachoeira do Sul) receberá em Cachoeira do Sul;
    • 10ª (Alegrete) receberá em Alegrete;
    • 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim) receberão em Passo Fundo;
    • 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo) e 14ª (Santa Rosa) receberão em Santo Ângelo;
    • 16ª (Lajeado) receberá em Lajeado.

    As 4ª (Santa Maria), 13ª (Santa Cruz do Sul) e 17ª (Ijuí) CRSs receberão em suas sedes na segunda-feira (23/8), a pedido das coordenadorias.

    None
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00