Menu

22°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Municípios terão plano de contingência ao Corona Vírus

    Em entrevista ao Grupo Chiru a coordenadora da 19ª Regional da Saúde Marly Vendrusculo, afirmou que as medidas de orientações já começaram a ser passadas

    A Coordenadoria Regional de Saúde (19ªCRS) promoveu nesta semana encontros para elaboração do Plano de Contingência do Novo Corona Vírus - Corvid 19. Para agilizar o trabalho os 26 municípios da regional foram divididos em três microrregiões.

    – Com essa divisão poderemos juntamente com os municípios trazer e orientar o plano de contingência do novo Corona Vírus, cada munícipio tem a sua especificidade e sabe qual melhor forma fazer o seu plano para  atender nesse momento tão delicado, e é nesse sentido que estamos orientando e tirando dúvidas e trabalhando em conjunto –, contou a coordenadora regional Marly Vendrusculo.

    A previsão dos especialistas é que o vírus chegue no Brasil em meados de abril ou maio pela fronteira da Argentina ou Chile, zona de fronteira, que também que foi a porta de entrada do H1N1. “Segundo os especialistas nós não escaparemos do vírus, por isso precisamos estar preparados no momento em que houver o primeiro caso”, afirmou Marly ao destacar, ainda que um levantamento dos leitos de isolamento dos hospitais também está sendo elaborado, para que sejam utilizados em caso de necessidade. 

    Os planos nos municípios

    Cada munícipio terá seu plano de contingência, “é de responsabilidade do munícipio repassar as orientações a rede hoteleira, as clinicas particulares e aos empresários, enfim para a população como um todo. Em regra, a comunidade vai procurara unidade de saúde ou a clinica e estas deverão encaminhar os pacientes para a medicação nos hospitais. Essas casas de saúde terão um papel fundamental no processo. A maioria dos pacientes, após medicado, voltará para casa, onde vai cumprir a quarentena. É assim que vai funcionar” Explicou a coordenadora.

    No RS foram notificados 16 possíveis casos, desses, seis estão classificados como excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição. Dois casos notificados permanecem em investigação aguardando resultados laboratoriais e oito casos foram descartados por diagnóstico para influenza.

    Antecipação da vacina da gripe 

    O Ministério da Saúde antecipou a vacina do H1N1 para o Rio Grande do Sul, a vacina não trará proteção contra o coronavírus, mas pode evitar a investigação de um número maior de casos suspeitos da doença.  Os sintomas do coronavírus são semelhantes aos da gripe, como febre alta e tosse. 

    Confira a entrevista completa:

    None
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00