Cultura e arte
Publicado ontem às 16:07
Nomes de referência da dança no Brasil e Uruguai vão avaliar mostra competitiva do Festival Atena
Jet Viana, Caroline Dalmolin e Gabriel Suárez integram a banca avaliadora da mostra competitiva, marcada para 27 de junho em Frederico Westphalen
A organização do 12º Festival Atena anunciou os nomes dos jurados que irão compor a banca avaliadora da mostra competitiva de dança da edição de 2026. O festival será realizado entre os dias 25 e 30 de junho, no Salão de Atos da URI, em Frederico Westphalen, e reserva o sábado, 27 de junho, para as apresentações competitivas e a cerimônia de premiação da modalidade.
A avaliação dos trabalhos ficará a cargo de três profissionais com reconhecida atuação no cenário da dança: Jet Viana, Caroline Dalmolin e Gabriel Suárez.
Referência nas danças urbanas no Sul do Brasil, Jet Viana iniciou sua trajetória artística em 1997 e acumula experiência como bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador. Ao longo da carreira, integrou grupos como Batida de Rua, de Porto Alegre, e Heart Cia de Dança, de Curitiba, além de representar o Brasil em eventos internacionais e conquistar premiações em festivais como Joinville e Passo de Arte.
Caroline Dalmolin atua na dança desde a década de 1980 e possui formação em Educação Física e especialização em Dança pela PUCRS. Professora de ballet e jazz, acumula diversos reconhecimentos em festivais de dança e atualmente dirige o Carol Dalmolin Estúdio de Dança, referência na formação de bailarinos e profissionais da área.
Completando a banca, o uruguaio Gabriel Suárez traz experiência na dança clássica e atuação em importantes produções internacionais. Formado pela Escola Nacional do SODRE, no Uruguai, foi finalista do Tanzolymp, na Alemanha, e atualmente atua como professor, coach e repositor de repertório clássico no Ballet Vera Bublitz, além de acompanhar turnês da Companhia Débora Colker pelo Sul do país.
Segundo a organização, a escolha dos jurados busca garantir uma avaliação técnica qualificada e plural, contemplando diferentes linguagens e estilos da dança.
O coordenador-geral do Festival Atena, Giancarlo Panosso, destaca que a composição da banca reforça o compromisso do evento com a qualidade artística. “São profissionais com ampla experiência, reconhecimento no cenário da dança e diferentes formações. Isso garante uma avaliação técnica criteriosa e contribui para o fortalecimento da mostra competitiva do festival”, afirma.
Além da dança, o Festival Atena contará com mostras de teatro, circo, artes visuais, oficinas e diversas atividades culturais abertas ao público ao longo dos seis dias de programação.
Currículos
JET VIANA
Referência nas danças urbanas no sul do Brasil, com uma trajetória iniciada em 1997 e marcada por pesquisa, inovação e dedicação à cultura de rua. Ao longo da carreira, integrou importantes grupos como o Batida de Rua (Porto Alegre) e a Heart Cia de Dança (Curitiba), onde aprofundou seus estudos em técnicas como balé clássico, dança contemporânea, jazz e sapateado.
Participou de grandes produções, programas de televisão e eventos nacionais e internacionais, conquistando premiações de destaque, como no Festival de Joinville e no Passo de Arte.
Representou o Brasil em importantes palcos mundiais, incluindo o Juste Debout e eventos em Las Vegas.
Coreógrafo, professor, pesquisador e coordenador da Cia Jet Project, é pioneiro na disseminação do Afro House no Rio Grande do Sul, conectando influências africanas à cena urbana brasileira.
Desde 2006 também atua como DJ e agente cultural, contribuindo ativamente para o crescimento de batalhas, eventos e cyphers em todo o país.
CAROLINE DALMOLIN
Com uma trajetória iniciada na dança clássica em 1983, atua como professora de ballet e jazz desde 1996. É graduada em Educação Física Licenciatura Plena e Especialista em Dança pela PUCRS.
Desde 2001 participa dos maiores festivais de dança do Sul do País, acumulando prêmios especiais como o Açorianos de Dança, além de Melhor Grupo, Melhor Nota, Melhor Escola de Jazz, entre outros.
Integra bancas de júri em diversos festivais e ministra aulas, workshops e mentorias para bailarinos e professores em diferentes cidades do Brasil.
Fundadora do Carol Dalmolin Estúdio de Dança, que desde 2014 desenvolve um trabalho reconhecido pela excelência na formação de bailarinos e profissionais da dança.
GABRIEL SUÁREZ
Direto do Uruguai, Gabriel iniciou sua formação em dança clássica na Escola Nacional do SODRE e aprofundou seus estudos no Gala Ballet Studio, sob orientação da renomada mestra Marlene Lago.
Ao longo de sua trajetória, integrou importantes ballets de repertório, como Paquita, Coppélia, Giselle, La Bayadère e O Quebra-Nozes, além de participar de grandes festivais internacionais, como o Tanzolymp na Alemanha, sendo finalista na edição de Berlim em 2017.
Em 2025, estreou como coreógrafo no Youth America Grand Prix (YAPG), alcançando o Top 12 Mundial com elenco do BVB Carla Bublitz. Atualmente, atua no Ballet Vera Bublitz como professor, coach e repositor de repertório clássico, além de acompanhar a Companhia Débora Colker em turnês pelo sul do Brasil.