Menu

15°

Palmitinho - RS
23° max
11° min

Fechar

15°

Palmitinho - RS
23° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Nova forma de adesão ao Susaf fomentará atividade primária

    Encontro promovido pela Amzop esclareceu dúvidas sobre a modalidade

    A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) reuniu na segunda-feira, 24 de setembro e técnicos das secretarias municipais de Agricultura e da Emater/RS-Ascar, além de prefeitos para debater a nova modalidade de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

    O encontro foi coordenado pelo secretário-adjunto estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Claudemir José Locatelli, que esclareceu dúvidas e as novidades do processo, que beneficiarão, principalmente, as agroindústrias. Através de um decreto publico em 13 de setembro as agroindústrias gaúchas poderão solicitar equivalência Susaf, a partir dos Sistemas de Inspeção Municipais (SIMs).

    Através da nova forma de adesão, as agroindústrias poderão expandir a área de comercialização dos produtos para todo o território gaúcho e não somente no município em que estão instaladas.  Com o decreto, caberá ao município organizar o SIM, adequando-se ao que regulamenta o Susaf estadual, o que possibilitará que agricultores e empresários possam ultrapassar as fronteiras dos municípios para a venda de sua produção.

    - Claro que, num primeiro momento, nem todos serão contemplados. O que esse decreto se propõe é ser um facilitador para os pequenos, desde que seguidas as regras. Adequações serão realizadas gradativamente, para que se agrandem as possibilidades de que cada vez mais possamos alavancar o desenvolvimento do Estado. E isso passa, sem a menor sombra de dúvidas, pelo incentivo às pequenas iniciativas -, disse o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, presidente da Amzop.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00