Menu

22°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Nova moradia garante qualidade de vida e sucessão familiar

    Edegar Vargas de Souza, da linha São Judas, em Vista Alegre/RS, viu no Sicredi oportunidades para realização de um sonho

    Ter o filho de volta na propriedade era o desejo do produtor rural, Edegar Vargas de Souza, e da esposa Zilá de Souza, moradores da linha São Judas, em Vista Alegre/RS. O filho Mikael Felipe de Souza, estava estudando em outra cidade, mas há dois anos resolveu voltar para casa e ajudar seus pais na propriedade. Para isso, pai e filho decidiram construir uma casa e optaram pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG para conseguir o Pronaf Moradia, garantindo recursos para a obra. Edegar frisa que faz a diferença contar com uma casa nova e ampla que atende as necessidades dos moradores. “Isso traz conforto à família e ter o Mikael perto de nós é maravilhoso, porque é a certeza da sucessão familiar. Foi um investimento que sonhávamos há bastante tempo e, com certeza, melhorará a nossa qualidade de vida”, frisa.

    Na propriedade, o agricultor possui vacas de leite e atualmente está com 40 animais. “Para desenvolver a bacia leiteira, também contamos com o Sicredi para comprar transferidor, ordenhadeira e resfriador, porque tínhamos a necessidade destas aquisições e ainda queríamos diminuir o serviço braçal. Além disso, com o apoio da Cooperativa construímos o galpão para o confinamento das vacas. Com os animais que temos, produzimos em média 12 mil litros de leite por mês e queremos aumentar o plantel e, consequentemente, a quantidade produzida também. Ainda, no futuro, queremos colocar confinamento de vacas e mais uma vez queremos contar com a ajuda do Sicredi”, conta, acrescentando que nos 20 hectares de terra que possui, planta pasto e grãos, grande parte da área é destinada ao milho para alimentação dos animais. Para isso, conta com o apoio da instituição de crédito também para custeios de lavouras e pecuário, e aquisição de um trator. 

    – Desde que o Sicredi se instalou em Vista Alegre sou associado e sempre me mantive próximo. Inclusive, por anos, fui coordenador de núcleo, período que indiquei vários associados por acreditar no trabalho cooperativo e também porque queríamos ver o empreendimento crescer. Ainda, fiquei um período no Conselho do Sicredi, e sempre estarei à disposição da Cooperativa, porque o que a instituição faz, reverte-se ao associado e às comunidades que ela está inserida. Além disso, quero destacar o bom atendimento que sempre tive, a atenção as minhas necessidades e ainda temos a vantagem de participar da divisão dos resultados. Para nós, é uma parceria que acredito que vai continuar por muito tempo, pois o sistema cooperativo é totalmente diferenciado e este formato me satisfaz – frisa.

    Edegar também participou de vários cursos promovidos ou apoiados pelo Sicredi, como o QT Rural e outros voltados à qualidade do leite. “Queríamos buscar melhorias nas nossas atividades, ter mais conhecimento do que fizemos e a Cooperativa sempre foi nossa maior parceria para todas as nossas necessidades”, destaca.

    Pronaf Moradia

    Para cada associado que deseja ser inserido no Pronaf Moradia é disponibilizado R$ 50 mil. Até o ano passado, somente o proprietário da terra poderia fazer este financiamento. No Plano Safra 2020/2021, o governo disponibilizou a possibilidade de também os filhos serem inseridos, desde que tenham contrato de arrendamento de, no mínimo, 25 anos. A taxa de juros é 4% ao ano e o prazo de pagamento é de 10 anos.

    Segundo o colaborador, Jackes Fernando Sponchiado, com a taxa de juros atrativa que o governo disponibiliza à agricultura familiar – hoje varia de 2,75% a 4% ao ano, dependendo do produto – é uma das melhores formas que tem para os produtores investirem e terem retorno.

    – O Sicredi está à disposição para ajudar os associados a realizarem seus sonhos. E um dos pontos mais importantes hoje na agricultura é a sucessão familiar, é o filho assumir as funções dos pais e é o que está acontecendo com o Edgar e o Mikael. Ambos estão investindo na propriedade, o que gerará garantia de futuro e qualidade de vida à família – finaliza Sponchiado.

    *Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

    None
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00