Menu

10°

Palmitinho - RS
24° max
10° min

Fechar

10°

Palmitinho - RS
24° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Novos banheiros para os visitantes do Salto do Yucumã

    Obra foi custeada com recursos de compensação ambiental

    Quem vai ao Salto do Yucumã uma vez, sempre quer voltar, por sua beleza e exuberância. Porém, é praticamente unanime a busca por melhores estruturas aos visitantes, neste sentido, o recurso de uma compensação ambiental foi destinado a construção de 11 banheiros novos no espaço de lazer do parque estadual.

    Foram feitos cinco banheiros femininos, cinco masculinos e um banheiro para a família, com acesso para pessoas com necessidades especiais (PNE).

    A obra foi custeada por medida de compensação ambiental da empresa Enel/Cien e executada pela empresa Eco Empreendimentos Ambientais, com uso de soluções técnicas sustentáveis e de energias renováveis.

    Localizado no município de Derrubadas, o Parque Estadual do Turvo, tem como principal atração o Salto do Yucumã. Anualmente, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros visitam o local para conhecer, especialmente, o maior salto longitudinal do mundo, com aproximadamente 1.800 metros de quedas d’água.

    Outras melhorias

    A secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo do município de Derrubadas, Angelita Bomm dos Santos salientou que outras melhorias também estão sendo feitas no parque.

    – Os banheiros fazem parte de uma série de melhorias que estamos implementando desde que assumimos a gestão do parque. Foi instalada também uma lanchonete, provisória, no espaço onde fica o Centro de Visitantes. Implementamos o ingresso informatizado, que possibilita controle de turistas, sem contar que aceitamos pagamento com cartão de crédito. Também já foi perfurado o poço artesiano, só falta o Estado viabilizar o abastecimento de energia para que possa ser instalada a bomba, porque as placas instaladas hoje, nos banheiros, não são suficientes –, explicou Angelita.

    Ainda, de acordo com a secretária, os monitores estão constantemente recebendo capacitações. “Não tenho dúvidas de que o atendimento também tem feito as pessoas virem mais para cá. No último mês recebemos 1.648 pessoas, sendo que nos anos anteriores neste período a média era 300 visitantes. Um diferencial é passar no Centro de atendimento ao visitante antes de ir até o salto, porque assim o turista consegue aproveitar melhor o que o parque pode oferecer”, salientou.

    Horário de atendimento

    A unidade de conservação ambiental permanente fica aberta de quinta-feira a segunda-feira, das 8 horas às 18 horas, sendo que a entrada é permita somente até as 16 horas.

    O ingresso, por pessoa, custa R$ 17,10, valor tabelado pelo Estado, crianças até 2 anos não pagam. É vedada a entrada de bebidas alcoólicas e animais domésticos.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:25

    FM
    104,3

    Fala Cresol

    .

    07:30 - 08:00

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00