Menu

17°

Palmitinho - RS
30° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
30° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Plano de Desenvolvimento de FW será apresentado no dia 23

    Paralelamente a direção da ACI segue se reunindo com as siglas atuantes no município para construção de consenso

    A noite desta segunda-feira, 13, reuniu novamente representantes da comunidade frederiquense para debater e construir o Plano de Desenvolvimento Municipal. Esse foi o terceiro encontro o segundo com a participação efetiva da comunidade na construção do documento que deve ser entregue aos partidos políticos do município para nortear o plano de governo, bem como para servir de base no diálogo entre todas as correntes políticas na construção do consenso político na eleição de outubro deste ano.

    Coordenado pelos professores-doutores Ezequiel Albarello e Igor Senger o plano vem sendo elaborado há muitas mãos. No último encontro foi apresentado por Albarello uma seleção de dados sobre a realidade local e também o resultado resumido do diagnóstico realizado na reunião de dezembro, aos participantes o desafio de elaborar objetivos dentro de cada um dos 10 grandes eixos elencados como prioritários. Informações qualitativas levantadas na etapa anterior do processo, bem como os dados apurados em levantamentos como o Aceleração do Crescimento do Sicredi Alto Uruguai/RS/SC/MG, IBGE, Catálogo da Sala do Empreendedor do Município e Sebrae foram disponibilizados para a construção de tais objetivos e estratégias do plano de desenvolvimento.

    Com essa contrução coletiva em mãos os coordenadores irão compilar informações e disponibilizar para os participantes a fim de que possam agregar novas ideias ou fazer ajustes. O resultado deste trabalho será apresentado em novo encontro programado para dia 23 de janeiro, quando o plano será validado para em seguida ser entregue aos representantes dos partidos políticos.

    De acordo com Albarello será formado uma espécie de Conselho do Plano de Desenvolvimento, que irá acompanhar a aplicação do trabalho apresentado, bem como auxiliar a futura gestão nos ajustes necessários para acompanhar as mudanças de cenário da economia, por exemplo. “Nosso propósito é entregar objetivos e estratégias, deixando a parte de metas para o futuro gestor. Não é o momento de estabelecer números pois temos que respeitar a dinâmica do mercado e também as ideias que a futura equipe queira contribuir”, ressaltou Albarello.

    Consenso político

    A ACIFW iniciou na última semana um diálogo com os partidos políticos de Frederico Westphalen, de forma individual, a fim de esclarecer melhor como a construção do consenso está sendo conduzida. Os representantes das siglas PDT, PMDB, PSDB e PP já foram ouvidos e solicitado que até o final deste mês sugiram nomes para a definição do gestor indicado para liderar o consenso.

    Nos próximos dias os demais partidos atuantes no município, independente da decisão manifestada de apoiar ou não o consenso, serão chamados para dialogar, a fim de que possam expressar sua opinião sobre a ideia do consenso e também propor sugestões.

    Neste período também será realizada uma reunião com os ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Frederico Westphalen, com o objetivo que ajudem com suas experiências a melhorar o processo de construção do consenso.

    *Com informações ACIFW

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicaho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00