Menu

20°

Palmitinho - RS
35° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
35° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Plantio do trigo está quase concluído no Rio Grande do Sul

    Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, indica estar boa a formação inicial das lavouras

    A atual safra de trigo está praticamente semeada no Rio Grande do Sul, com exceção de áreas pontuais, o que não preocupa os agricultores, pois nessas regiões o período favorável de plantio se estende até o final de julho.

    De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, é boa a formação inicial das lavouras, com estande de plantas recomendado, emergência uniforme e crescimento inicial rápido. As lavouras implantadas estão em desenvolvimento vegetativo. Técnicos alertam que, em casos pontuais, algumas lavouras têm apresentado plantas com entrenós longos e pouco perfilhamento, folhas estreitas e coloração mais amarelada devido a períodos prolongados de pouca luminosidade.

    Nas áreas cultivadas para pastagens, as baixas temperaturas, a nebulosidade e as geadas têm prejudicado a oferta e a qualidade das forragens, dificultando a rebrota do campo nativo e exigindo a suplementação mineral para que o rebanho metabolize o pasto fibroso. Alguns pecuaristas estão suplementando animais e fazendo ajustes de lotação nos potreiros. Na região da bacia leiteira, as pastagens estão prejudicadas devido à alta umidade do solo, e os animais “estragam” a pastagem devido ao pisoteio em solo muito encharcado. Assim, o período de pastoreio é diminuído e aumenta o consumo de silagem, ração e feno para compensar o baixo crescimento das pastagens. Porém, os agricultores devem estar atentos aos custos de produção para a época do ano, pois a possível escassez de alimento amplia a necessidade de conservado e de concentrados, ambos de custo mais elevado, quando comparado ao alimento volumoso.

    Fonte: Emater/RS

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00