Menu

11°

Palmitinho - RS
15° max
8° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
15° max
8° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Polícia Ambiental orienta moradores após relato de suposta onça-pintada no interior de Passo Fundo

    Até o momento, não há confirmação da presença do felino; equipes realizaram diligências e reforçam medidas de segurança à população

    O 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb) divulgou orientações à população após a circulação, nas redes sociais, de uma imagem que indicaria o suposto avistamento de uma onça-pintada na localidade de Bela Vista, no interior de Passo Fundo.

    Assim que tomou conhecimento da informação, uma equipe da Polícia Ambiental deslocou-se até o local para realizar diligências e monitoramento. Até o momento, porém, não houve confirmação da presença do animal na região.

    A corporação destaca que a onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e uma espécie classificada como vulnerável à extinção. No Rio Grande do Sul, sua ocorrência é rara. Atualmente, há confirmação da presença de um exemplar no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, onde o animal circula livremente entre o Brasil e a Argentina.

    Diante do relato, a Polícia Ambiental orienta os moradores a não tentarem capturar ou se aproximar de um eventual animal silvestre. Também recomenda evitar a entrada em áreas de mata, especialmente durante a noite, manter o entorno das residências iluminado, recolher alimentos e lixo que possam atrair animais e manter os animais domésticos em locais seguros.

    Caso ocorra um avistamento, a orientação é manter a calma, não encurralar o felino, evitar aglomerações, não oferecer alimento e acionar imediatamente as autoridades competentes.

    A Brigada Militar também alerta para que a população verifique a procedência das informações antes de compartilhá-las, evitando a disseminação de conteúdos não confirmados ou imagens manipuladas.

    A corporação lembra ainda que a fauna silvestre brasileira é protegida por lei e que a captura, perseguição ou morte de animais silvestres sem autorização constitui crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998. Informações sobre o suposto avistamento podem ser repassadas ao 3º Batalhão de Polícia Ambiental pelo WhatsApp (54) 3335-8350 ou pelo telefone de emergência 190.

    *Informações BPAmb

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Edinei Dal Asta 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    A Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Edinei Dal Asta

    17:00 - 19:00