Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Por decisão do Ministério Público, Lar de Idosos de Pamitinho é fechado

    No local hoje convivem 20 idosos oriundos de diferentes cidades, não apenas de Palmitinho. Outras 12 pessoas trabalham no local. Todos precisaram deixar as instalações em até 10 dias.

    Uma decisão do Ministério Público (MP), fez com que fossem encerradas as atividades do Lar de Idosos São Rafael de Palmitinho. As notificações sobre a situação estrutural do local iniciaram ainda em 2019. Os administradores têm agora 10 dias para encaminhar os idosos que estão institucionalizados aos familiares ou dar um novo destino a eles.

    O problema se agrava ainda mais devido que existem idosos que não possuem um local adequado para residir e não conseguiriam sobreviver sem o auxilio dos cuidados recebidos pela casa.

    No local hoje convivem 20 idosos oriundos de diferentes cidades, não apenas de Palmitinho. Outras 12 pessoas trabalham no local. Durante entrevista ao Grupo Chiru o Prefeito Caetano Albarello disse que todos os esforços estão sendo feitos para que um novo prazo seja conseguido até que um novo local seja adequado nas exigências da vigilância sanitária e Ministério Público.

    “Este projeto, que já aprovamos na Câmara de Vereadores, é um investimento de R$600mil em média que transformaria uma antiga escola na Linha Cordilheira do Guarita em lar para idosos”, disse. Já o Presidente da Câmara de Vereadores Vinícius Bonafé (MDB) ressaltou que a busca de recursos é incansável para garantir que este projeto saia do papel.

    Porém, a questão é imediata. Conforme a Assistente Social Miriam Argenta são adequações pequenas como tamanho de porta e acessibilidade. Obras que segundo cálculos da instituição custariam mais de R$100mil. “Nós sempre trabalhamos no limite, sem visualizar lucros e cuidamos muito bem dos idosos, o que está ocorrendo é muito triste”, disse emocionada. “Serão 12 empregos que teremos que desligar, 12 pessoas que estarão desempregadas”, disse.

    O Lar São Rafael possui convenio outras cidades que, também por decisão judicial, solicita a internação dos idosos. Devido a isso, o poder público e os administradores da instituição tentarão, junto ao MP, mais um prazo para a adequação do mesmo ou o novo local.

    None
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00