Menu

32°

Palmitinho - RS
33° max
18° min

Fechar

32°

Palmitinho - RS
33° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Pré-candidata e presidente do PSDB, Paula Mascarenhas não assegura permanência no partido

    Ex-prefeita de Pelotas diz que só seguirá na sigla se ela mantiver coerência histórica e alinhamento ao governo Eduardo Leite

    A presidente estadual do PSDB e secretária de Relações Institucionais do governo Eduardo Leite, Paula Mascarenhas, afirmou que ainda não decidiu se continuará no partido. Em entrevista ao programa Em Pauta, do Grupo Chiru, ela disse que sua permanência depende do posicionamento da sigla após a fase de transição desencadeada pela saída do governador para o PSD.

    Veja também: Romildo Bolzan descarta Juliana Brizola como vice e reafirma candidatura do PDT ao governo do RS

    “A minha permanência vai depender de o partido continuar coerente aos seus princípios e alinhado à base do governo”, declarou. Segundo ela, o PSDB vive um momento de reorganização interna e reavaliação de rumos, o que exigirá atenção antes que defina seu próprio futuro político. “Eu preciso me sentir à vontade no partido em que milito. Hoje me sinto, mas isso está em discussão”, afirmou.

    Paula, que teve seu mandato prorrogado até o fim de novembro, reforçou que só tomará uma decisão após observar como a sigla se posicionará no cenário estadual.

    Eleições de 2026 e papel do PSDB

    A dirigente também explicou que sua avaliação não está diretamente vinculada ao processo eleitoral de 2026, mas sim ao compromisso do partido. Para ela, o PSDB precisa reafirmar suas bandeiras tradicionais: responsabilidade fiscal com compromisso social, respeito ambiental e diálogo político.

    Sobre a disputa ao Piratini, Paula confirmou que seu nome está colocado como pré-candidatura do PSDB, mas sempre dentro do contexto da base aliada ao governo Leite. A ex-prefeita de Pelotas defendeu maturidade e diálogo entre as siglas que compõem o grupo governista para que seja definido “o nome mais preparado para dar continuidade ao projeto”.

    “Mais importante que siglas são os compromissos públicos”, disse, ao destacar a recuperação fiscal e o volume de obras do atual governo.

    Partido repele alianças fora da base

    Questionada sobre cenários que o partido descarta para o próximo ano, Paula foi direta: qualquer alternativa fora do campo governista está fora da mesa. “Repelimos qualquer hipótese que não seja apoiar a sucessão do governador Eduardo Leite. Esse governo nós ajudamos a construir”, afirmou, reforçando que considera incoerente qualquer movimento contrário.

    Filiação de Maranata e organização interna

    Paula também comentou a chegada ao PSDB do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, que manifestou intenção de se colocar como pré-candidato. Ela disse que o partido recebe o novo filiado com naturalidade e que ainda busca uma conversa mais aprofundada com ele, mas considera positivo ter novos quadros alinhados à sigla.

    Em meio às mudanças internas, Paula ressaltou que a nova direção estadual será definida pela executiva nacional, já que não haverá convenções no Estado. Por isso, a construção das nominatas para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados ainda está em andamento e dependerá do posicionamento da futura presidência.

     

     

    *Elaborado com suporte de ferramenta de IA

    João Victor Cassol - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Estúdio 91 - Edição do Meio-dia

    Marcinho San e Sidi Vargas

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza e Dani Oliveira

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00