Menu

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Prefeito de Palmitinho decreta situação de emergência

    Perdas nas lavouras de milho chegam a 80%

    O prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello decretou situação de emergência por conta das significativas perdas no setor agrícola do município, causada pela estiagem.

    A grave situação foi comprovada em levantamento de perdas já estimadas pela Defesa Civil, através de um trabalho conjunto que envolveu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Emater/RS.

    As perdas econômicas estão sendo calculadas e o reflexo da estiagem é visível nas lavouras, principalmente, na cultura do milho, onde as perdas chegam a 80%.

    Recentemente a situação foi discutida em reunião promovida pela Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), na qual os prefeitos definiram ações conjuntas de combate a estiagem e pediram o auxílio dos governos estadual e federal para auxiliar as famílias.

    Agora, o decreto será encaminhado a Defesa Civil e aguarda o reconhecimento pelo Governo do RS. Enquanto isso, o município segue tomando medidas emergências para amenizar os efeitos da estiagem.

    De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Luís Sponchiado, a administração empenhada em auxiliar os agricultores atingidos a fim de evitar perdas ainda maiores. Sponchiado destacou que estão sendo intensificados os trabalhos de construção de silo para armazenar silagem. Além disso, três tratores da Secretaria de Agricultura estão à disposição dos agricultores para auxiliar na produção de silagem.

    Para as famílias mais atingidas pela estiagem, a Secretaria de Agricultura está também distribuindo água potável para o consumo humano e também para os animais, principalmente em pocilgas e aviários. O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Obras e Viação.

    * Fonte: Ascom/Prefeitura de Palmitinho

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicaho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00