Menu

26°

Palmitinho - RS
26° max
17° min

Fechar

26°

Palmitinho - RS
26° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Projeto de descarte de óleo vegetal e gordura animal recebe apoio do Sicredi

    Através do recurso do Fundo de Desenvolvimento Regional, está sendo possível executar o projeto com a comunidade de Palmitinho

    O cuidado com o meio ambiente está cada vez mais presente na consciência das pessoas. Pensando nisso, inúmeros projetos estão sendo desenvolvidos na área de atuação da Sicredi Conexão, com o intuito de despertar a necessidade da preservação ambiental em pessoas de todas as idades. Um deles está sendo executado em Palmitinho, por meio do “Recicle seus hábitos: descarte consciente de gordura animal e óleo vegetal”.

    Por meio do Setor Ambiental, a equipe procura aproveitar as oportunidades para auxiliar a população com o descarte correto dos resíduos. Nesse sentido, como já existia no município a coleta seletiva de lixos orgânicos e secos, além de terem disponíveis contêineres para o recolhimento de vidros, a ideia foi oferecer alternativas também para coletar óleo de cozinha e gordura animal usados.

    De acordo com a engenheira florestal, Marciane Pessotto, o projeto foi pensado visando oferecer aos munícipes uma alternativa adequada para este descarte. “Nossa preocupação foi baseada no quão prejudicial é a forma indevida de despachar no meio ambiente este produto que não tem mais utilização nas empresas ou residências. Só para se ter uma ideia, um litro deste óleo ou gordura pode poluir até 25 mil litros de água. Essa quantidade é muito significativa, não somente com relação à água, mas também ao solo”, explica a engenheira.

    Para facilitar o descarte, a comunidade pode armazenar o óleo vegetal e a gordura animal já utilizados em garrafas pet, e levar até os ecopontos de coleta, onde estão os coletores específicos, adquiridos com o recurso da cooperativa.

    O que é feito com os resíduos

    Posteriormente, este produto é recolhido por uma empresa especializada. O engenheiro ambiental, Felipe Savinski, explica que depois que o óleo e a gordura chegam na empresa, é realizada uma filtragem. “Em seguida, fizemos um pré-tratamento e, após, ele é utilizado para fazer o óleo desmoldante para a indústria da construção civil. Ainda, parte acaba gerando glicerina, através da qual é fabricado sabão artesanal”, explica Savinski.

    Inscrições

    Para 2023, as inscrições de projetos para o Fundo de Desenvolvimento Regional estão abertas até 31 de maio. Com os recursos, a cooperativa apoia iniciativas de interesse coletivo e que contribuem para a transformação econômica, social e ambiental nas regiões em que atua.

    O regulamento e as inscrições do Fundo de Desenvolvimento Regional podem ser conferidos no site: sicrediconexao.com.br/fundo.

    * Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Conexão

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Danilva Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Chamada Regional

    Giovane Sabino

    13:00 - 13:15

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Danilva Oliveira

    13:00 - 15:00