Geral
Atualizado em 17/08/2020 às 11:48
Região poderá registrar frio intenso e neve a partir de quarta-feira
De acordo com os meteorologistas frio será histórico para a época do ano
A MetSul Meteorologia adverte para uma massa de ar polar enorme e muito intensa que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. Verdadeira bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão.
Massas de ar frio fortes são registradas quase todos os anos no Sul do Brasil, mas , de acoprdo com a Metsul Metereologia, uma excepcionalmente forte e abrangente para esta época do ano, segunda metade do mês de agosto, deverá ser registrada nos próximos dias.
De acordo com a previsão, a queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras. A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Em Frederico Westphalen a minima prevista é de 1°C na sexta-feira, 21. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades.
A maior incidência de neve , de acordo com o modelo meteorológico da MetSul deve ser registrado nas áreas tradicionais do Planalto Sul Catarinense e dos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul, mas o fenômeno poderá ocorre, em menor quantidade, também em áreas do Norte gaúcho, como o Planalto Médio, e em pontos do Oeste e Meio-Oeste Catarinense e do Planalto de Palmas, no Paraná. Somente nos próximos dias se terá um cenário mais claro dos locais e quantidade do fenomeno a ser registrado.
A MetSul destaca que fenômeno que não se descarta é a ocorrência de chuva congelada e que poderia se dar até em locais de menor altitude, mesmo ao nível do mar, porque a atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos.