Menu

11°

Palmitinho - RS
23° max
11° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
23° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Região sul do estado deve ser a mais afetada pelo La Niña, diz Emater

    Fenômeno provoca diminuição de chuvas em algumas regiões

    De acordo com o extencionista rural do Escritório Municipal da Emater de Palmitinho, Alex de Mello Rubin, o fenômeno La Niña provoca alterações climáticas em todo o globo.

    Ele explica que como as águas do oceano pacífico resfriam, a evaporação diminui, fazendo com que as chuvas fiquem abaixo da média. Já o El Niño provoca o efeito contrário, pois o aquecimento das águas aumenta a evaporação e consequentemente as chuvas.

    Conforme Rubin, no caso do Brasil, o La Niña deve influenciar no clima até janeiro de 2021. Na região sul (RS, SC e PR) vai ser registrado escassez de precipitações, porém no nordeste do país (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE) que tradicionalmente enfrenta secas severas, estão sendo esperados grandes acumulados ao longo dos próximos quatro meses.

    Falando especificamente no Rio Grande do Sul, Rubin enfatiza que o extremo sul do estado deve ser o mais afetado, mas nas demais regiões também vão ser registradas diminuição dos volumes de chuva.

    O extencionista orienta os agricultores a cultivarem o milho do cedo, para evitar que as plantas sejam muito afetadas. Com isso, a silagem de qualidade vai garantir a alimentação do gado de leite nos períodos mais críticos, não afetando a produção.

    Com relação ao cultivo da soja, Rubin cita que o produtor pode comprar sementes que são resistentes à seca. Já no caso do trigo, o La Niña é benéfico, pois permite a colheita do cereal sem causas danos a planta.

    Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00