Menu

20°

Palmitinho - RS
35° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
35° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Regras e prazos previstos pela Justiça Eleitoral precisam ser observados neste segundo turno

    Normas devem ser cumpridas na reta final das Eleições 2022

    Os brasileiros se preparam para ir às urnas neste domingo, 30 de outubro, e escolher quem estará à frente, pelos próximos quatro anos, do Executivo Federal e de governos de 12 Estados. Para garantir a mais importante ferramenta da democracia – o voto –, a Justiça Eleitoral elaborou um calendário eleitoral detalhando uma série de prazos e regras que precisam ser observadas por candidatos e eleitores nesta reta final das Eleições 2022.

    Desde a madrugada desta sexta-feira, 28 de outubro, está proibida a realização de comícios. Esta sexta-feira, 28 de outubro, é também o último dia para a veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, de propaganda em imprensa escrita e reprodução do material na internet.

    É também o último dia para a realização de debate em rádios e TVs. Eleitores não podem ser presos ou detidos, exceto em casos de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

    Pessoas que impeçam o direito de eleitores transitarem livremente também poderão ser presas. As duas medidas valem até 48 horas após o pleito do próximo domingo, 30 de outubro.

    Neste sábado, 29 de outubro, véspera do segundo turno, será o último dia para veiculação de propaganda eleitoral feita por meio de alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica.

    Segundo turno

    O início da votação será às 8 horas e o término, às 17 horas, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito, o horário de votação será uniformizado em todo o país. Ou seja, as regiões em que há fuso horário diferente vão seguir o horário de Brasília.

    O Brasil dará início à apuração assim que a votação encerrar e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas.

    * Fonte: Agência Brasil

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00