Menu

18°

Palmitinho - RS
33° max
18° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
33° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Resultado parcial de pesquisa da Famurs mostra que prefeitos não aceitam volta presencial de aulas no dia 31

    Dos 497 municípios gaúchos 409 já responderam o questionário aplicado pela associação

    Cumprindo com o compromisso firmado com o governo do estado na última terça-feira, 11, durante encontro de avaliação da proposta de retorno das atividades escolares a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) já aplicou questionário em 409 dos 497 municípios gaúchos, destes, 94,13% não concordam com o calendário proposto pelo governador Eduardo Leite.

    O governo do Rio Grande do Sul tinha proposto um cronograma que iniciaria no dia 31 de agosto com a volta da educação infantil, no dia 14 de setembro o ensino superior, 21 de setembro ensino médio e técnico e 28 de setembro o ensino fundamental.

    Dentre as questões feitas aos prefeitos, também, há o indicativo de retorno das atividades escolares somente após a descoberta e início da aplicação da vacina ou a expressiva diminuição dos casos da doença no Estado. Outro ponto que é praticamente consensual é que a retomada das atividades deve ocorrer pelo ensino superior e que as datas devem ser concomitantes entre ensino público e privado.

    O presidente da Famurs, Maneco Hansen, já imaginava que haveria uma rejeição à proposta. “A sugestão proposta pelo Estado não demostrou preocupação com os municípios, deixando vago elementos que possam auxiliar os gestores municipais na tomada de decisão, como transporte escolar e impossibilidade de contrações devido ao período eleitoral, certamente isso foi considerado pelos gestores ao fazerem seus apontamentos”, disse.

    Como resposta à pergunta: quais os principais problemas para o retorno das aulas no seu município? O risco a saúde de servidores, professores e alunos bem como a segurança no transporte, a falta de profissionais e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram as mais indicadas pelos gestores.

    A Famurs pretende divulgar até o fim do dia o resultado final da pesquisa que se somará a avaliação das 27 associações regionais, para ser novamente debatido com o Estado. Também há previsão de uma reunião com o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para tratar do tema.

    None
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00