Geral
Atualizado hoje às 10:11
Rio Grande do Sul será contemplado com estudo para fortalecer o turismo de fronteira
Levantamento vai identificar oportunidades e propor ações para impulsionar o turismo em municípios localizados até 150 quilômetros das divisas com a Argentina e o Uruguai
O Rio Grande do Sul será um dos estados contemplados por um amplo estudo voltado ao fortalecimento do turismo nas regiões de fronteira. A iniciativa é do Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que abriu um edital para contratar a empresa responsável pela elaboração de diagnósticos e de um plano de ação para fomentar a atividade turística nas divisas entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai.
O estudo abrangerá municípios localizados em uma faixa de até 150 quilômetros da linha de fronteira e buscará identificar oportunidades para ampliar a integração turística entre os países, melhorar a infraestrutura dos destinos, fortalecer a governança regional e estimular o desenvolvimento sustentável.
Além do Rio Grande do Sul, o levantamento será realizado em Santa Catarina que são fronteiras com Argentina e Uruguai, além das divisas do Amapá e Pará (com Guiana, Suriname e Guiana Francesa); e do Acre, Rondônia e Mato Grosso (com Peru e Bolívia). O Ministério do Turismo também prevê um novo edital para contemplar as fronteiras de Mato Grosso do Sul e Paraná com os países do Mercosul.
Entre os objetivos do trabalho estão o mapeamento de localidades com potencial para integrar roteiros turísticos transfronteiriços, a elaboração de um inventário dos atrativos e serviços disponíveis e a identificação de produtos turísticos ainda pouco explorados. O estudo também analisará aspectos relacionados à mobilidade, conectividade, infraestrutura, legislação e fluxo de visitantes.
Na região Sul, localidades como Santana do Livramento, Uruguaiana no Rio Grande do Sul e Dionísio Cerqueira em Santa Catarina, foram definidas como referências mínimas para os levantamentos, que poderão ser ampliados conforme a necessidade técnica do estudo.
Como o estudo abrangerá municípios situados em uma faixa de até 150 quilômetros da fronteira com a Argentina e o Uruguai, cidades da nossa região também poderão integrar o levantamento, caso sejam identificadas com potencial para compor roteiros turísticos e ações de integração regional.
A empresa contratada também deverá propor ações para aperfeiçoar a gestão do turismo de fronteira, incluindo modelos de governança regional, criação de roteiros integrados entre municípios brasileiros e países vizinhos, além de sugestões de incentivos e medidas que facilitem o desenvolvimento da atividade.
Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os estudos servirão de base para a formulação de políticas públicas que ampliem a competitividade dos destinos e incentivem a integração turística entre os países da América do Sul.
As empresas interessadas em participar da seleção poderão apresentar propostas até 14 de agosto, cumprindo requisitos do edital.
O lançamento da iniciativa ocorre em um cenário de crescimento do turismo internacional no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, Argentina e Uruguai seguem entre os principais mercados emissores de visitantes para o país, reforçando a importância estratégica da fronteira gaúcha para o desenvolvimento do setor.