Menu

12°

Palmitinho - RS
13° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
13° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Rio Grande do Sul supera número de leitos neonatais definido pelas organizações da Saúde

    A respeito do número de leitos de UTI neonatal disponíveis no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) esclarece que não somente atende ao número estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), e preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como já ampliou a oferta do serviço em todo o estado. Tanto o Ministério quanto a OMS determinam a existência de dois leitos de UTI neonatal para cada mil nascidos vivos, o que significaria ao menos 277 leitos no RS. O Estado do Rio Grande do Sul supera essa marca: possui cerca de 500 leitos de UTI neonatal em 45 hospitais. Desses, 380 atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado ainda conta com outros 258 leitos de UTI pediátrica em cerca de 30 hospitais, dos quais 25 prestam serviços ao SUS.

    A SES informa, também, que auxilia financeiramente hospitais de todas as regiões para readequação e ampliação da estrutura das UTI Pediátricas e Neonatais. Este processo já está resultando em novos leitos e deve gerar 133 novas vagas no total, entre intensivos neonatal, pediátricos e de cuidado intermediário, ao final das reformas dos hospitais.

    A Central Estadual de Regulação Hospitalar não registrou aumento no volume de solicitações de vagas nos últimos dias, em média de 18 a 20 por dia, e os casos têm sido atendidos em tempo hábil, de acordo com o critério de classificação de risco por gravidade clínica. A SES reforça ainda que, através do programa Rede Cegonha, a rede de assistência às gestantes está sendo reorganizada para garantir o fluxo desde a primeira consulta na Unidade de Saúde, do pré-natal até o parto e atendimento durante a primeira infância. Uma das iniciativas que integram o programa é o Ambulatório de Gestantes de Alto Risco, em funcionamento já em Tramandaí, Estrela, Santo Ângelo e Ijuí, e em fase de implantação em mais de 20 municípios. O serviço oferece estrutura e acompanhamento necessários para evitar que gestantes de alto risco precisem se deslocar para grandes centros como Porto Alegre e macro Metropolitana.

    Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Informativo Cooper A1 com . 06:30 - 06:50

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Hora do Campo

    Giovane Sabino

    06:00 - 07:30

    FM
    107,9

    Informativo Cooper A1

    .

    06:30 - 06:50