Menu

28°

Palmitinho - RS
28° max
19° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
28° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Rio Grande do Sul tem mais de 400 ocorrências de golpe com dinheiro falso em 2018

    Observar a textura da nota, que deve ser áspera, e identificar a marca d'água, são importantes para evitar cair no golpe

    A Polícia Federal já registrou 413 ocorrências de golpe com dinheiro falso neste ano. São situações que acarretam em prejuízo e transtornos, como os que uma vítima de Pelotas, no Sul do RS, passou recentemente.

    Ele negociou um videogame pela internet, marcou e se encontrou pessoalmente com uma suposta compradora. Em alerta, ele pediu para passar em um mercado para conferir as notas. "Eu fiquei tranquilo, disse 'não deve ser falsa, afinal de contas ela está aceitando ir ali validar as notas'", conta o homem, que não terá a identidade revelada.

    Porém, logo depois, a mulher saiu correndo com o aparelho. Os R$ 1,4 mil deixados por ela eram falsos. Dias depois, o videogame estava à venda, novamente, pelo mesmo site em que havia sido negociado. "Além de perder, eu caí no golpe, ainda acabei vendo o pessoal vendendo aí o meu aparelho ainda", lamenta o homem.

    Com notas falsas cada vez mais similares com as originais e a possibilidade de comprar e vender pela internet, as pessoas ficam suscetíveis a golpes como esse. Por isso, a Polícia Federal faz um alerta para reforçar a atenção nesses casos.

    "Os criminosos se utilizam das novas plataformas das redes sociais, elas são meios de disseminação para práticas ilícitas, e obviamente aí exige maior atenção das pessoas que fazem transações econômicas usando esses meios", diz o delegado da Polícia Federal de Pelotas, Cássio Berg.

    Observar a textura da nota, que deve ser áspera, e identificar a marca d'água, são importantes para evitar cair no golpe, salienta o delegado. "Uma das maneiras mais simples é pelo tato e a marca d'água", declarou.

    Fonte: G1

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00