Menu

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • RS tem 167 mil hectares semeados com milho

    Plantio da cultura chega a 23% da área estimada

    O plantio do milho no Rio Grande do Sul chega a 23% da área estimada para a cultura na safra de grãos de verão 2018/2019. Ou seja, já foram plantados cerca de 167 mil hectares de uma estimativa total de 738 mil hectares.

    De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar as lavouras de milho que haviam nascidas no período de geadas tiveram danos nas folhas, mas já apresentam recuperação, com a maioria não indicando necessidade de replantio.

    - Com umidade no solo e boa insolação, as plantas estão apresentando rápido e vigoroso desenvolvimento -, avalia o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

    Para o feijão primeira safra, alguns produtores iniciam o preparo do solo e o manejo para implantação da cultura onde há menor probabilidade de ocorrência de geadas. O cenário ainda se mantém indefinido no quesito preço, mas o alto custo para implantação da cultura do milho e a possibilidade da implantação da soja como cultura subsequente ao feijão tornam esta cultura mais atrativa para os agricultores. As lavouras do cedo vão possibilitar a colheita do feijão ainda em fim de novembro e começo de dezembro, tendo um cenário muito propício para o plantio de soja como cultivo subsequente, com expectativa de boas produtividades.

    GRÃOS DE INVERNO

    O clima no último período foi favorável ao desenvolvimento do trigo, com as lavouras apresentando bom aspecto fitossanitário e baixa incidência de doenças. No momento, 28% das lavouras estão em perfilhamento (desenvolvimento vegetativo), sendo que a maioria se divide entre as fases de floração (42%) e enchimento de grãos (30%).

    Na metade Norte do Estado, as lavouras de canola se encontram nas fases de floração, formação de síliquas e enchimento de grãos (neste momento, fase majoritária), maturação e início de colheita. A colheita iniciou pela região Noroeste, onde tradicionalmente a semeadura de algumas lavouras ocorre mais no cedo.

    Fonte: Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00