Menu

24°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • SAE de casa nova

    Espaço conta com cinco salas e dois banheiros

    Referência no atendimento especializado em saúde para pacientes com HIV, Hepatites e Sífilis o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está de casa nova em Frederico Westphalen. Atuando no município desde 2010 o serviço agora tem um espaço mais privativo, com acesso independente dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde.

    A nova estrutura conta com cinco salas, divididas entre recepção, dois consultórios, sala de atendimento, uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), sala de atendimento e dois banheiros inclusive com acessibilidade.

    – Como já estamos nesta nova estrutura há alguns dias, podemos ver no olhar do paciente a alegria de poder contar com esse espaço pensado para eles e para nós, nada é mais gratificante do que isso – destacou a coordenadora da unidade e técnica em enfermagem Luciani de Cristo.

    O SAE conta com uma equipe formada por médico, enfermeira, técnica em enfermagem, psicóloga, farmacêutica e agente-administrativa, dando suporte para pacientes dos 26 municípios de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS).  “Hoje ocupamos o 55º lugar no ranking com maiores índices, é uma posição nada confortável, os casos tem aumentado drasticamente por isso, ter um atendimento cada vez mais especializado é nossa prioridade”, comentou a secretária da pasta, Marta Chieli.

    Fernando Panosso, coordenador da regional de saúde destacou o serviço eficiente prestado pela equipe e a busca contestante não só em ofertar tratamento, mas em prevenir as doenças. “Seremos sempre parceiros do SAE na busca de recursos para qualificar o serviço. Precisamos mudar esses números e isso passa por educação e prevenção, a compra do carro busca essa atuação mais descentralizada e é disso que precisamos. São doenças possíveis de prevenir, com tratamento, é claro, mas a prevenção é o melhor caminho” ponderou.

    Durante o ato inaugural, o prefeito José Alberto Panosso, destacou que o município deve partir para essa linha da prevenção em saúde e anunciou a compra de um ônibus que será utilizado para levar esses tratamentos até as comunidades.

    Atendimento individualizado

    A atuação do SAE é confidencial, toda a pessoa que quiser mais informações pode ir até a unidade que fica junto a Secretaria Municipal de Saúde, antiga sede do SAMu, entrada pela rua Rui Barbosa. Telefones de contato: (55) 3744-4911 ramal 219  ou (55) 99635-2706.

    Atividades de conscientização

    Dando sequência do trabalho de conscientização, a Secretaria da Saúde, com o apoio da 19ªCRS, URI e SAE, realizará uma palestra no dia 7 de agosto, a partir das 9 horas, no Salão de Atos da URI-FW, com o médico infectologista Hugo Noal, do município de Chapecó/SC.

    Voltada para a população em geral, durante o evento serão debatidas as doenças transmissíveis, formas de tratamento e prevenção. Para participar da palestra, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado para uma instituição do município.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza, Giovane Sabino, Nelson Buzatto e Andrei Sartori

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00