Menu

20°

Palmitinho - RS
30° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
30° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Saque-aniversário do FGTS passa por mudanças

    Número de parcelas antecipadas vai ser restringida

    A modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai passar por mudanças em 2025. O governo vai restringir o número de parcelas de antecipação para quem aderiu a essa modalidade. 

    Representantes do setor da construção reclamam que o volume de retirada do FGTS fragiliza as contas do Fundo, a principal fonte de recursos de financiamento da política habitacional do governo, o Minha Casa, Minha Vida. Eles argumentam ainda que o dinheiro vai para o consumo, enquanto deveria ser destinado a investimentos.

    Em um evento do setor, nesta terça-feira, 8 de abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que tomará medidas para preservar as contas do FGTS. “Pensem vocês no aperfeiçoamento que nós podemos fazer em seguida na questão do FGTS. É um pleito do setor, é absolutamente justo preservar os recursos do FGTS.”

    O governo alega que, com o novo consignado do setor privado, lançado recentemente, sem burocracia e com juros mais baixos, vai reduzir a demanda dos trabalhadores pela antecipação do saque-aniversário.

    Saque-aniversário 

    A modalidade, criada em 2019, permite a retirada de uma parcela do saldo da conta do FGTS no mês de nascimento. É autorizado antecipar essas retiradas por meio de empréstimo bancário. Hoje, não existe restrição do período de antecipação e o número de antecipações depende do saldo existente na conta vinculada do FGTS e da política de crédito de cada instituição financeira.

    Quem faz a antecipação fica com os valores bloqueados na conta do FGTS para pagamento ao banco credor.

    Segundo dados oficiais, o mecanismo permitiu a realização de 228,5 milhões de operações, no valor total de R$ 82,6 bilhões.

    A taxa de juro nesse tipo de operação é limitada a 1,8% ao mês, um negócio atrativo para os bancos porque o risco de calote é praticamente inexistente.

    *Informações O Sul

    Amanda Busnello - Estagiária de Jornalismo
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00